Música, metáforas e lugar: os sons do Rio da Prata

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/2175180309222017130

Résumé

Este artigo apresenta observações sobre a história recente da música popular do Rio da Prata, analisando uma cena em que confluem tango, candombe, murga e rock em Buenos Aires, na Argentina. Mostramos como as migrações entre o Uruguai e Argentina a partir do início da última ditadura militar (1973 e 1976 respectivamente) oportunizaram a emergência de um mercado regional para a música uruguaia e a consolidação da cena rio-platense. A análise distancia-se daqueles trabalhos etnomusicológicos que  mapeavam os gêneros musicais se circunscrevendo ao espaço da nação. Argumenta-se que as práticas musicais dos artistas da cena rio-platense contribuem para fazer do Prata um lugar que transcende o limite geopolítico. As poéticas que caracterizam a estética desta cena, como também os discursos com que se descrevem as experiências dos músicos e seus trabalhos, muitas vezes referem de forma metafórica a proximidade entre uruguaios e argentinos e entre os gêneros musicais surgidos em um e outro país. Tais metáforas são aqui interpretadas em sua dimensão performativa mais do que representando uma geografia dada: elas estabelecem relações entre as pessoas e gêneros musicais de uma e outra beira do Rio da Prata, contribuindo para que ele possa ser percebido como um lugar.

 

Palavras-chave: Música popular- Argentina. Música popular -Uruguai. Migração. Rio da Prata (Argentina e Uruguai).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Maria Eugenia Dominguez, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Antropologia Social. Professora do Departamento de Antropologia e Programa de Pós-graduação em Antropologia Social-UFSC

Références

AYESTARAN, Lauro. El folklore musical uruguayo. Montevideo: Arca, 1967.

DEL PRIORE, Oscar, AMUCHASTEGUI, Irene. Cien tangos fundamentales. Buenos Aires: Aguilar, 2003..

DURANTI, Alessandro. Antropología Lingüística. Madrid: Cambridge University Press, 2000.

ECO, Umberto. Obra Aberta. São Paulo: Editora Perspectiva, 1976.

FELD, Steven. Sound and Sentiment. Birds, Weeping, Poetics and Song in Kaluli Expression. Philadelphia: University of Philadelphia Press, 1982.

FELD, Steven, BASSO, Keith. Senses of Place. Santa Fe: School of American Research Press, 1996.

FORNARO, Marita. 2013. Murga hispanouruguaya y medios de comunicación: procesos de creación, difusión y recepción. In Vargas, Herom, et al. (orgs.). Enfoques interdisciplinarios sobre músicas populares en Latinoamérica: retrospectivas, perspectivas, críticas y propuestas. Actas del X Congreso de la IASPM-AL. Montevideo: IASPM-AL/CIAMEN (UdelaR), p. 265-280.

FORNARO, Marita. Lauro Ayestarán y la música tradicional y popular uruguaya. Valente, Heloísa de A. Duarte et al. (eds.). Música y territorialidades. Los sonidos de los lugares y sus contextos socioculturales. Actas del XI Congreso de la IASPM-AL. São Paulo: Letra e Voz, 2015. p. 92-100.

GONZALEZ, Juan Pablo. Pensar la música desde América Latina. Buenos Aires: Gourmet musical, 2013.

GUPTA, Akhil, FERGUSON, James. (orgs.) Culture, Power and Place. Explorations in Critical Anthropology. Durham: Duke University Press, 1997.

INGOLD, Tim. Being Alive. Essays on Movement, Knowledge and Description. New York: Routledge, 2011.

LAKOFF, George, JOHNSON, Mark. 1991. Metáforas de la vida cotidiana. Madrid: Cátedra.

MENEZES BASTOS, Rafael José de. A origem do samba como invenção do Brasil (porque as canções têm música?), Revista Brasileira de Ciências Sociais, núm. 31, p. 156-177, 1996.

MENEZES BASTOS, Rafael José de. Músicas latino-americanas hoje: musicalidades e novas fronteiras, In TORRES, Rodrigo (org.) Música Popular en América Latina. Actas del II Congreso Latinoamericano de la Asociación Internacional para el Estudio de la Música Popular. Santiago de Chile: Fondart, 1999.

OIM (Organización Internacional para las migraciones). El perfil de los uruguayos censados en la Argentina en 1991. Buenos Aires: OIM, 1997.

PORTES, Alejandro, BOROCZ, Jozsef. Contemporary Immigration: Theoretical Perspectives on its Determinants and Modes of Incorporation, International Migration Review, vol. 23, nº 3, 1989, p. 606-630.

TRAVASSOS, Elizabeth. Pontos de escuta da música popular de Brasil. In ULHOA, M. E OCHOA A.M. (orgs.) Música popular na America Latina. Pontos de escuta. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005. p. 94-111.

Téléchargements

Publiée

2017-12-30

Comment citer

DOMINGUEZ, Maria Eugenia. Música, metáforas e lugar: os sons do Rio da Prata. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 9, n. 22, p. 130–145, 2017. DOI: 10.5965/2175180309222017130. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180309222017130. Acesso em: 17 juill. 2024.