História e Fotojornalismo: reflexões sobre o conceito e a pesquisa na área

Auteurs

  • Charles Monteiro Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC / RS

DOI :

https://doi.org/10.5965/2175180308172016064

Résumé

O objetivo deste artigo é refletir sobre a pesquisa histórica com a fotografia de imprensa e o fotojornalismo nos anos 1970-80 no Brasil a partir de alguns eixos de reflexão: o estatuto da imagem fotográfica, o conceito de fotojornalismo, a construção de uma linguagem fotojornalística própria nas páginas dos veículos, a temporalidade de produção e consumo dos diferentes tipos de fotografia de imprensa, as formas de circulação e de recepção das imagens.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Charles Monteiro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC / RS

Professor Adjunto de História na PUC-RS

Pesquisador PQ 2 CNPQ

Doutor em História Social (PUC-SP, 2001) e Pós-Doutorado em História Social e Cultural da Arte (Université Paris 1 - Panthéon Sorbonne, 2014)

Références

BAEZA, Pepe. Por una función crítica de la fotografía de prensa. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2001.

CARTIER-BRESSON, Henri. The decisive moment (1952). In: GOLDBERG, Vicki (edit.). Photography in print. Writings from 1816 to the presente. New York: Simon and Schuster, 1981, p. 384-386.

COELHO, Maria Beatriz V. O campo da profissional no Brasil. In: Varia História, Belo Horizonte, vol. 22, nº 35: p.79-99, Jan/Jun 2006.

COELHO, Maria Beatriz R. Imagens da nação: brasileiros na fotodocumentação de 1940 até o final do século XX. Belo Horizonte, UFMG, 2012.

COSTA, Helouise. Aprenda a ver as coisas: fotojornalismo e modernidade na revista O Cruzeiro. São Paulo, 1992. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Escola de Comunicação e Artes Visuais, Universidade de São Paulo, 1992.

COSTA, Helouise; BURGI, Sergio (Org.). As origens do fotojornalismo no Brasil. Um olhar sobre o Cruzeiro 1940-1960. São Paulo: IMS, 2012.

DEBRAY, Régis. Vida e morte da imagem. Uma história do Olhar no Ocidente. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994, p. 21-43.

FRIZOT, Michel (Ed.). A New History of Photography. Köln: Könemann, 1988.

GOMBRICH, Ernest Hans. La imagen y el ojo: nuevos estudios sobre la psicología de la representación pictórica. 2a. ed. Madrid: Debate, 2002.

GUNTHER, André. Les ícones du photojournalisme, ou la narration visuelle inavouable. 25/1/2013. In: culturevisuelle.org/ícones/2609.p. 1-21 Acesso: 30 jan. 2013.

GURAND, Milton. Linguagem fotográfica e informação. Rio de Janeiro: Rio Fundo Editora, 1992.

JOLY, Martine. La imagen fija. Buenos Aires: La Marca, 2003.

LAVOIE, Vincent. La rectitude photojournalistique. Codes de déontologie, éthique et définition morale de l´image de presse. In: Études Photographiques, 2010, p. 1-14.

LOUZADA, Silvana. Prata da casa: fotógrafos e fotografia no Rio de Janeiro (1950-1960). Rio de janeiro, 2009. Tese (Doutorado em Comunicação) IACS – Universidade Federal Fluminense.

MAUAD, Ana Maria. Sob o signo da imagem: a produção da fotografia e o controle dos códigos de representação social da classe dominante no Rio de Janeiro na primeira metade do século XX. Niterói, 1990. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em História Social ICHF, UFF.

MAUAD, Ana Maria. Na mira do olhar: um exercício de análise da fotografia nas revistas ilustradas cariocas, na primeira metade do século XX. Anais do Museu Paulista, 2005, Vol. 13, n.1, p. 133-174.

MAUAD, Ana Maria. Poses e Flagrantes. Ensaios sobre História e Fotografia. Niterói/RJ: EdUFF, 2008.

MIRZOEFF, Nicholas. An introduction to visual culture. London: Routledge, 1999.

MONTEIRO, Charles. Imagens sedutoras da modernidade urbana: reflexões sobre a construção de um novo padrão de visualidade urbana nas revistas ilustradas na década de 1950 In: Revista Brasileira de História, v. 27, p. 159-176, 2007.

MONTEIRO, Charles. El campo de a Fotografía y las imágenes del Brasil em los años 1970-80: Entre el fotoperiodismo y la fotografía documental. In: Artelogie. n. 7, abr. 2015.

MOREL, Gaëlle. Le photoreportage d´auteur. L´institution culturelle de la photographie em France depuis les années 1970. Paris: Editions CNRS, 2006.

MOREL, Gaëlle. Esthétique de l´auteur. Signes subjetifs ou retrait documentaire? In: In: MOREL, Gaëlle. (org.). Photojournalisme et Art contemporain. Les derniers tableaux. Paris: Éditions des Archives Contemporaines, 2008. p. 101-113.

MOREL, Gaëlle; GERVAIS, Thierry. 1843-2002: De la prensa ilustrada a los modernos médios de comunicación. In: GUNTHERT, André; POIVERT, Michel. El arte de la fotografia: de las orígenes a la actualidad. Barcelona: Lunwerg, 2009. p. 304-355.

MRAZ, John. Sebastião Salgado: maneiras de ver a América Latina. In: Studium, n.19, Unicamp, 2005. (HTTP://www.studium.iar.unicamp.br/19/01.html)

PANOFSKY, Erwin. Iconografia e Iconologia: uma Introdução ao Estudo do Renascimento. In: ______. Significado nas Artes Visuais. São Paulo: Perspectiva, 1991, p. 50.

PEREGRINO, Nadja. “O Cruzeiro”: A Revolução da fotorreportagem. Rio de Janeiro: DAZIBAO, 1991.

PICADO, Benjamin. Os regimes do acontecimento na imagem fotográfica. Do “estilo documentário” à “imersão testemunhal”, no fotojornalismo e na fotografia documental. In: BRASIL, André; MORETTIN, Eduardo; LISSOVISKY, Mauricio. Visualidades Hoje. Salvador; Brasília: EDUFBA; COMPÓS, 2013, p. 15-40.

POIVERT, Michel; GUNTHERT, Andre. L´art de la photographie. Paris: Citadelles & Mazenod, 2007.

POIVERT, Michel. De l’ image imprimée à l’image exposée: La photographie de reportage et le “mythe de l’ exposition” In: MOREL, Gaëlle. (org.). Photojournalisme et Art contemporain. Les derniers tableaux. Paris: Éditions des Archives Contemporaines, 2008. p. 87-100.

POIVERT, Michel. Gilles Caron. Le conflit intérieur. Arles: Éditions Photosynthèse, 2013.

PROENÇA, Caio; MONTEIRO, Charles. O fotojornalismo em revista: o trabalho do fotógrafo e do editor de fotografia em Veja (1977). In: Maracanan, UERJ, vol. 12, n. 14, p. 190-209, 2016.

RITCHIN, Fred. Close witnesses. The involvement of the photojournalism. In: FRIZOT, Michel (Ed.). A New History of Photography. Köln: Könemann, 1988. P. 591-611.

ROUILLÉ, André. A fotografia entre documento e arte contemporânea. São Paulo: SENAC, 2009.

SOUSA, Jorge Pedro. Uma história crítica do fotojornalismo ocidental. Chapecó: Argos; Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2004a.

SOUSA, Jorge Pedro. Fotojornalismo. Introdução à história, às técnicas e à linguagem da fotografia na imprensa. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2004b.

SOUSA JÚNIOR, Luciano Gomes. Engajamento político e prática fotográfica no Brasil dos anos 1970 e 1980. Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Programa de Pós-Graduação em História, 140 p., 2014.

STALLABRAS, Julian. Sebastião Salgado and fine art photojournalism. In: New Left Review, I/223, May-June 1997 Link: http://newleftreview.org/I/223/julian-stallabrass-sebastiao-salgado-and-fine-art-photojournalism

TAVARES, Frederico de Mello B.; VAZ, Paulo Bernardo F. Fotografia jornalística e mídia impressa: forma de apreensão. In: Revista Famecos, Porto Alegre, n. 27, 125-138, 2005.

TEIXEIRA, Evandro. Fotojornalismo. Rio de Janeiro: Editora JB, 1982.

VILCHES, Lorenzo. La lectura de la imagen. Prensa, cine, televisión. 6. reimpr. Barcelona: Paidós, 1997.

VILCHES, Lorenzo. Teoría de la imagen periodística. 2. reimpr. Barcelona: Paidós, 1997.

Téléchargements

Publiée

2016-06-30

Comment citer

MONTEIRO, Charles. História e Fotojornalismo: reflexões sobre o conceito e a pesquisa na área. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 8, n. 17, p. 64–89, 2016. DOI: 10.5965/2175180308172016064. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180308172016064. Acesso em: 24 nov. 2024.