Um acervo como ponto de partida

Auteurs

  • Luisa Carvalho Delgado UERJ

DOI :

https://doi.org/10.5965/2175180307142015217

Résumé

Abrir velhos baús de memórias significa, muitas vezes, um reencontro com a própria vida. Os papéis amarelados pelo tempo guardam segredos, emoções, sonhos, expectativas, projetos, costumes e práticas (CUNHA, 2009). Nessa perspectiva, o presente artigo tem como objetivo apresentar de que forma se realizou o encontro com o arquivo pessoal de Astrogildes Delgado de Carvalho, educadora que atuou nas décadas de 1930 a 1980, no Rio de Janeiro. Sua ação influenciou a prática da educação infantil e a formação de educadoras dos centros de atendimento ao pré-escolar (Capes), juntamente com a Organização Mundial para a Educação Pré-escolar/Brasil/Rio de Janeiro (Omep/BR/RJ). Além disso, tem-se como objetivo perceber de que maneira esse encontro possibilitou a realização da pesquisa biográfica sobre a educadora.

 

Palavras-chave: Coleções Particulares; Educação de Crianças;

Carvalho, Astrogildes Delgado de - Biografia.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Luisa Carvalho Delgado, UERJ

Doutora em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui formação em história da educação e é professora na Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Références

BOURDIEU, Pierre. O sociólogo e o historiador. Tradução Guilherme João de Freitas Teixeira. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

CARVALHO, Astrogildes Delgado. Cadernos de Retiro. Petropolis,1953.

CASTRO, Celso. A trajetória de um arquivo histórico: reflexões a partir da documentação do Conselho de Fiscalização das Expedições Artísticas e Científicas no Brasil. Estudos Históricos, Rio de janeiro, n.36, p.33-42, jul./-dez. 2005.

CASTRO, Celso. Pesquisando em arquivos. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 2008.

CUNHA, Maria Teresa Sousa. Territórios abertos para a história. In: PINSKY, Carla Bassanezi; LUCA, Tania Regina. O historiador e suas fontes. São Paulo: Editora Contexto, 2009 a. 251.p.

CUNHA, Maria Teresa Sousa. Viver e escrever: cadernos e escritas ordinárias de um professor catarinense (século xx). Trabalho apresentado no XI Congresso Nacional de de Educação – EDUCERE, Curitiba, 2013. CUNHA, Maria Teresa Sousa. Viver e escrever: cadernos e escritas ordinárias de um professor catarinense (século xx)—2013. In: CUNHA, Maria Teresa Sousa. (Org.). Uma biblioteca anotada: caminhos do leitor no acervo de livros escolares do Museu da Escola Catarinense (década de 20 a 60/século XX). Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina; UDESC, 2009b.

CUNHA, Maria Teresa Sousa. No tom e no tema: escritas ordinárias na perspectiva da cultura escolar (segunda metade do século XX). In: BENCOSTTA, Marcus Levy Albino (Org.). Culturas escolares, saberes e práticas educativas: itinerários históricos. São Paulo: Cortez, 2007.

CUNHA, Maria Teresa Sousa. Diários íntimos de professores que duram. In: MIGNOT, Ana Chrystina; BASTOS, Maria Helena ; CUNHA, Maria Teresa S. (Orgs.). Refúgios do eu: educação, história, escrita autobiográfica. Florianópolis: Mulheres, 2000. p. 159-180.

FARGE, Arlete. O sabor do arquivo. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2009.

GALVÃO, Walnice Nogueira; GOTLIB, Nádia Battella (Orgs.). Prezado senhor, prezada senhora: estudos sobre cartas. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

GIOVANAZ, Marlise Maria. Práticas de coleção: seleção e classificação dos restos do passado. Anos 90, Porto Alegre, n. 11, jul. 1999.

GOMES, Ângela Castro (Org.). Escrita de si, escrita da história. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.

KOSSOY, Boris. Fotografia e história. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

MAUAD, Ana Maria. Poses e flagrantes: ensaios sobre a história e fotografias. Niterói, Editora da Universidade Federal Fluminense, 2008.

MAUAD, Ana Maria. Na mira do olhar: um exercício de análise da fotografia nas revistas ilustradas cariocas na primeira metade do século XX. Anais do Museu Paulista, São Paulo, N. Sér. v.13, n. 1.p.133174, jan./-jun. 2005.

MIGNOT, Ana Chrystina Venancio; LEITE FILHO, Aristeo. A criança tem necessidade de expansão física: recomendações e prescrições de uma educadora para o jardim de infância. Cadernos de História da Educação, v. 10, n. 2, p.189-202, jul./dez. 2011.

MIGNOT, Ana Chrystina Venancio; LEITE FILHO, Aristeo. (Org.). Cadernos à vista. Escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: Eduerj, 2008.

MIGNOT, Ana Chrystina Venancio; LEITE FILHO, Aristeo. Baú de memórias, bastidores de história: o legado pioneiro de Armanda Álvaro Alberto. Bragança Paulista: EDUSF, 2002.

MIGNOT, Ana Chrystina V; BASTOS, Maria Helena Cunha; Maria Teresa. S. (Orgs.). Refúgios do eu. Florianópolis: Mulheres, 2000.

Publiée

2015-06-12

Comment citer

DELGADO, Luisa Carvalho. Um acervo como ponto de partida. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 7, n. 14, p. 217–234, 2015. DOI: 10.5965/2175180307142015217. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180307142015217. Acesso em: 21 nov. 2024.