Escreviver o passado, cenaviver o presente: historiografia sobre cultura marginal no Piauí
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175180305092013066Mots-clés :
historiografia, cultura marginal, PiauíRésumé
O trabalho visa a refletir sobre o processo de constituição de uma historiografia sobre a cultura e a arte marginais no Piauí. Para tanto, procura discutir as maneiras como tal produção se configura confaz dentro e fora do ambiente acadêmico, no qual ganha uma maior visibilidade, tendo em vista a formatação de grupos e projetos de pesquisa dedicados ao seu estudo. Também pretende analisar de que forma a escrita historiográfica piauiense sobre o tema se relaciona com a que é produzida em âmbito a nível nacional, observando, especialmente, a inserção de autores locais em publicações coletivas de maior abrangência.Téléchargements
Références
ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz. O arteiro e o poeta. In: CASTELO BRANCO, Edwar de Alencar. Todos os dias de Paupéria: Torquato Neto e a invenção da Tropicália. São Paulo: Annablume, 2005. p. 15-18.
______. A invenção do Nordeste e outras artes. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
ANDRADE, Paulo. Torquato Neto: uma poética de estilhaços. São Paulo: Annablume/FAPESP, 2002.
AYALA, Marcos; AYALA, Maria Ignez Novaes. Cultura popular no Brasil. São Paulo: Ática, 2002.
BARROS, José D’Assunção. Teoria da História: 1. Princípios e fundamentos. Petrópolis: Vozes, 2011.
BÉDARIDA, François. Tempo presente e presença da história. In: FERREIRA, Marieta de Morais; AMADO, Janaína. Usos & abusos da História Oral. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2005. p. 219-229.
BEZERRA, José Pereira. Anos 70: por que essa lâmina nas palavras? (Antiestética marginal & geração mimeógrafo no Piauí). Teresina: Fundação Cultural Monsenhor Chaves, 1993.
CANEVACCI, Massimo. Culturas eXtremas: mutações juvenis nos corpos das metrópoles. Tradução: Alba Olmi. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
CASTELO BRANCO, Edwar de Alencar. Todos os dias de Paupéria: Torquato Neto e a invenção da Tropicália. São Paulo: Annablume, 2005.
______; MONTEIRO, Jaislan Honório. Fotogramas táticos: o cinema marginal e suas táticas frente às formas dominantes de pensamento. In: NASCIMENTO, Alcides; VAINFAS, Ronaldo (Orgs.). História e Historiografia. Recife: Edições Bagaço, 2006. p. 97-118.
______. Artistas diaspóricos, literatos desviados: fanzines, cultura ordinária e literatura menor. In: ADAD, Shara Jane Holanda Costa; BRANDIM, Ana Cristina Meneses de Sousa; RANGEL, Maria do Socorro (Orgs.). Entre línguas: movimento e mistura de saberes. Fortaleza: Edições UFC, 2008. p. 61-75.
______. Rupturas instauradoras e funcionamento social da imagem no Brasil contemporâneo. In: CASTELO BRANCO, Edwar de Alencar (Org.). História, Cinema e outras imagens juvenis. Teresina: EDUFPI, 2009. p. 7-10.
CARDOSO, Ciro Flamarion. História e Paradigmas Rivais. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (Orgs.). Domínios da História: Ensaios de Teoria e Metodologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997. p. 1-23.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Tradução: Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 1994.
______. A operação historiográfica. In: CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Tradução: Maria de Lourdes Menezes. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.
CHAVES, Reginaldo Sousa. Flanar pela Cidade-Sucata compondo uma estética da existência: Roberto Piva e seu devir literário experimental. 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Piauí - Teresina.
COELHO, Frederico. Eu, brasileiro, confesso minha culpa e meu pecado: cultura marginal no Brasil das décadas de 1960 e 1970. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
CORDEIRO JR, Barreto. Tropicalismo: fator de alienação ou de revisão crítica da realidade social? Teresina: Academia Piauiense de Letras, 1989.
COUTO FILHO, Durvalino. Os caçadores de prosódias. Teresina: Projeto Petrônio Portela, 1994.
DIAS, Claudete Maria Miranda. O Piauí que o Brasil não Vê: História, Arte e Cultura. In: SANTANA, R. N. Monteiro de (Org.). Apontamentos para a história cultural do Piauí. Teresina: FUNDAPI, 2003. p. 215-231.
FAVARETTO, Celso. Tropicália: alegoria, alegria. São Paulo: Kairos, 1979.
GALVÃO, Demetrios Gomes. A fabricação de Teresinas: subjetividades e imagens fotográficas na experiência teresinense do Salão Municipal de Fotografia. 2008. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Piauí - Teresina.
______. Ressonâncias no meio do caminho e/ou no caminho do meio: a poética infame dos fanzines. In: MUNIZ, Cellina Rodrigues (Org.). Fanzines: Autoria, Subjetividade e Invenção de Si. Fortaleza: Edições UFC, 2010. p. 81-97.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
KRUEL, Kenard. Torquato Neto ou A Carne Seca é Servida. 2. ed. amp. Teresina: Zodíaco, 2008.
LIMA, Frederico Osanan Amorim. Curto-circuitos na sociedade disciplinar: super-8 e contestação juvenil em Teresina (1972-1985). 2007. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Piauí – Teresina.
MACHADO, Paulo. Geração Pós-69. Apud: LIMA, Luiz Romero. Presença da literatura piauiense. 3. ed. Teresina: 2003. p. 234-236.
NERY, Emília Saraiva. Devires na música popular brasileira: Raul Seixas e as tensões culturais do Brasil nos anos 1970. 2008. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Piauí – Teresina.
PIRES, André Monteiro Guimarães Dias. A ruptura do escorpião: ensaio sobre Torquato Neto e o mito da marginalidade. São Paulo: Grupo Editorial Cone Sul, 1999.
QUEIROZ, Teresinha. A cultura brasileira no limiar do século XXI. In: EUGÊNIO, João Kennedy (Org.). Histórias de vário feitio e circunstância. Teresina: Instituto Dom Barreto, 2001. p. 302-319.
______. Historiografia piauiense. In: Do singular ao plural. Recife: Edições Bagaço, 2006. p. 151-160.
REIS, Flávio. Cenas marginais: fragmentos de Glauber, Sganzerla e Bressane. São Luís: Litograf, 2005.
SPINK, Mary Jane P.; FREZZA, Rose Mary. Práticas discursivas e produção de sentidos: a perspectiva da Psicologia Social. In: SPINK, Mary Jane P. (Org.). Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas. São Paulo: Cortez, 1999. p. 17-39.
TAVARES, Zózimo. Sociedade dos poetas trágicos: vida e obra de 10 poetas piauienses que morreram jovens. Teresina: Gráfica do Povo, 2004.
VELOSO, Caetano. Verdade Tropical. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Tempo e Argumento 2013
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Tempo e Argumento.