Modernização, nacionalismo e a elite: a origem do jiu-jitsu brasileiro, 1905-1920

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DOI :

https://doi.org/10.5965/2175180303022011100

Mots-clés :

modernização, identidade, nacionalismo, raça, performance

Résumé

Este artigo é parte da minha tese de doutorado intitulada The Gracie Clan and the Making of Brazilian jiu-jitsu: National Identity, Culture and Performance, 1905-1993na qual eu trabalho com a introdução, criolização e globalização de uma arte marcial de origem japonesa conhecida como jiu-jitsu. A arte marcial híbrida desenvolvida no Brasil a partir da matriz japonesa pela família Gracie é produto do conflito entre tradição e modernidade que ao longo do século XX se transformou em um complexo ritual de hipermasculinidade baseado em violência « made in Brazil ». Meu artigo é dividido em duas partes nas quais eu analiso a introdução do jiu-jitsu no Brasil no início do século XX como parte do processo de modernização em âmbito global. Na primeira parte, a narrativa se desenrola no Rio de Janeiro no início do século XX e examina a adoção do jiu-jitsu como escola de educação física e patrocinada por militares. Esta seção está simbolizada na vinheta « 1° Round ». Na segunda parte, a narrativa se desloca para a Amazônia durante a I Guerra Mundial aonde uma versão modernizada do jiu-jitsu japonês é introduzido de forma definitiva como resultado do encontro de caráter transnacional entre uma trupe de artistas marciais japoneses e uma família de brasileiros de origem escocesa. A segunda parte do artigo esta representada na vinheta 2° Round.

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Biographie de l'auteur

José Cairus, Université York

Doutorando em História pela York University – Toronto – Canadá.

Publiée

2011-12-07

Comment citer

CAIRUS, José. Modernização, nacionalismo e a elite: a origem do jiu-jitsu brasileiro, 1905-1920 . Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 3, n. 2, p. 100–121, 2011. DOI: 10.5965/2175180303022011100. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180303022011100. Acesso em: 24 nov. 2024.