Revisando livros didáticos de História: ação da diplomacia cultural em nome da paz
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175180303022011077Mots-clés :
ensino de História, livro didático, diplomacia cultural, liga das nações, união pan-americanaRésumé
No cenário internacional do pós-primeira guerra, gradualmente, os objetivos morais somavam-se aos objetivos cívicos do ensino de História. A década de 1920, especialmente, foi marcada por uma discussão ampla sobre o papel da educação – especialmente do ensino de História – na construção de um mundo de paz. O livro didático esteve no centro desse debate e educadores de tendências opostas manifestaram-se. Ao longo desses debates, o papel da Commission Internationale de Coopération Intellectuelle (CICI) se destacou na Liga das Nações, procurando facilitar a colaboração de intelectuais no serviço de promoção da paz mundial dentro dos objetivos da Liga. O presente artigo reflete sobre esse contexto, destacando o papel do Brasil na adoção de uma diplomacia cultural válida tanto para os países europeus quanto para os vizinhos latino-americanos, considerando a dinâmica da transição do foco de interesses da Liga das Nações para a União Panamericana. Ressaltamos a atuação do Ministério das Relações Exteriores nesse processo ao empreender uma diplomacia cultural sobre a História a ser ensinada, que, incólume às oscilações políticas do período, culmina na manutenção de publicação da “Bibliografia de História do Brasil”.
Téléchargements
Références
BARACUHY, Braz. A crise da Liga das Nações de 1926: realismo neoclássico, multilateralismo e a natureza da política externa brasileira. Contexto Internacional. Rio de Janeiro, v. 28, n. 2, p.355-397, jul. / dez. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-85292006000200002>. Acesso em: 16 jul. 2011.
BECHET, Christophe. La révision pacifiste des manuels scolaires: les enjeux de la mémoire de la guerre 14-18 dnas l’enseignement belge de l’entre-deus-guerres. CHTP, n. 20, jan. 2008. p. 49 – 101. Disponível em: <http://www.schist.ulg.ac.be/biblio/Bechet.pdf>. Acesso em 12 de março de 2011.
CICCHINI, Marco. Un bouillon de culture pour les sciences de l’éducation ? Le Congrès international d’éducation morale (1908-1934). Paedagogica Historica, Genebra, v. 40, n. 5-6, p. 633-656, out. 2004.
CHARTIER, Roger.Cultura escrita, literatura e história. Tradução: Ernani Rosa. Porto Alegre : Artmed, 2001.
DUMONT, Juliette.Le Brésil de Vargas:entre l’Institut International de Coopération Intellectuelle et l’Union Panaméricaine. HAL: sciences de l’homme et de la societé, Paris, 2010. Disponível em: <http://halshs.archives-ouvertes.fr/view_by_stamp.php?&halsid=ikpdmun5dfm2q66f7fadoqgaa0&label=SHS&langue=en&action_todo=view&id=halshs-00494010&version=1>. Acesso em: 23 jul. 2011.
GARCIA, Eugênio Vargas. O Brasil e a Liga das Nações (1919-1926). Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2005.
GIUNTELLA, Maria Cristina. Enseignement de l’histoire et revision des manuels scolaires dans l’entre-deux-guerres. In : BAQUÈS, M-C ; BRUTER, A. ; TUTIAUX-GUILON, N. (Org.). Pistes didactiques et chemins d’historiens: textes offerts à Henri Moniot. Paris: L’Harmattan, 2003. p. 161 – 190.
GUIMARÃES, Lúcia M. P. Da escola palatina ao silogeu: Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (1889-1938). Rio: Museu da República, 2007.
HOLLANDA, Guy de. Programas e compêndios de história para o ensino secundário brasileiro:1931-1956. Rio de Janeiro: INEP/ MEC, 1957.
LEITE, Juçara Luzia. Pensando a paz entre as guerras: o lugar do ensino de História nas relações exteriores. Revista Antíteses, Londrina, Ed. UEL, v. 3, p. 1-23, 2010. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/7925>. Acesso em 20 de jul.de 2011.
LEITE, Juçara Luzia. Intelectuais e professores pensando a paz no período entreguerras. In LEITE, Juçara Luzia; ALVES, Claudia. Intelectuais e História da Educação no Brasil: poder, culturas e políticas. Vitória: EdUFES, 2011. p. 305-334.
RENOLIET, Jean-Jacques. L'Unesco oubliée: la Société des Nations et la coopération intellectuelle (1919-1946). Paris: Publications de la Sorbonne, 1999.
SANTOS, Luís Cláudio Villafañe G. O dia em que adiaram o Carnaval: política externa e a construção do Brasil. São Paulo: Ed. Unesp, 2010.
SILVA, Alexandra de Mello e Silva. Ideias e política externa: a atuação brasileira na Liga das Nações e na ONU. Revista Brasileira de Política Internacional, v. 41, n. 2, p. 139-158, jul./ dez. 1998. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-73291998000200008&script=sci_arttext>. Acesso em: 17 jul. 2011.
UNESCO. La réforme des manuels scolaires et du matériel d’enseignement. Paris: Unesco, 1950.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Tempo e Argumento 2011
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Tempo e Argumento.