Do silenciamento ao artivismo: a presença indígena nos museus de história

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180316422024e0102

Palabras clave:

museu de história, Museu Histórico Nacional, Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro, arte indígena contemporânea, Denilson Baniwa

Resumen

Este artigo propõe uma reflexão sobre a presença indígena nos museus de história no tempo presente, analisando especialmente as exposições sobre indígenas no Brasil, inauguradas e inseridas no circuito de longa duração de dois museus na cidade do Rio de Janeiro: o Museu Histórico Nacional e o Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro, em 2023 e 2022, respectivamente. As duas experiências contaram com a curadoria compartilhada do artista indígena Denilson Baniwa. O foco nos museus de história tomou como referência a concepção de Ulpiano Bezerra de Meneses, para quem os objetos de museu devem ser tomados como documentos históricos, e o museu compreendido como parte constituinte da vida social. O artigo contextualiza os dois museus para, em seguida, analisar aspectos das referidas exposições, interrogando sobre uma possível virada decolonial nessas experiências, que se confrontam com a história dessas instituições, bem como com a narrativa hegemônica do restante das suas exposições de longa duração.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Brenda Coelho Fonseca, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, premiada na Edição 2021 do "Prêmio Melhores Teses do PPGH-UNIRIO". É professora substituta no Departamento de História na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente realiza estágio de pós-doutorado com a pesquisa “Memórias silenciadas: patrimônio, museu e cidade” (Bolsa PDJ - CNPq/FAPERJ), no Programa de Pós-Graduação em História, da UNIRIO. Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, onde cursou a graduação (bacharelado e licenciatura) em História. Foi investigadora do Centro de Estudos Sociais - CES, da Universidade de Coimbra, onde integrou a equipe do projeto ECHOES - European Colonial Heritage Modalities in Entangled Cities, financiado pela Comissão Europeia - Programa Horizon 2020 (2018-2022). Foi investigadora visitante (Bolsa Capes) do Centro em Rede de Investigação em Antropologia de Portugal (CRIA). Tem experiência na área de História do Brasil, com ênfase em Patrimônio Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas de preservação do patrimônio cultural no Brasil; políticas de memória; patrimônios e museus; interseções entre patrimônio e história do trabalho; cultura visual e fotografia; Unesco e patrimônio mundial. É autora do livro “Operários do patrimônio: práticas e lutas nos canteiros da memória” (Fino Traço Editora, 2022).

Márcia Regina Romeiro Chuva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

É Historiadora. Professora Associada IV da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, onde atua na graduação e na pós-graduação. É também professora no Programa de Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Especialista em estudos críticos do patrimônio, suas pesquisas focam atualmente nas políticas de memória, patrimônio e museus com ênfase nos debates pós-coloniais. De 2018 a 2022, coordenou a equipe brasileira do projeto ECHOES European Colonial Heritage Modalities in Entangled Cities - Horizon 2020, integrado ao Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES UC). Foi coordenadora do Grupo de Trabalho de História e Patrimônio da ANPUH Brasil (2017-2019). Foi pesquisadora visitante no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2019-2020) e fez Estágio Senior no Exterior na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra com bolsa Capes (2014-2015). Dentre suas principais publicações, destaca-se o livro Os Arquitetos da Memória (2 ed. UFRJ, 2017). Pesquisadora de Produtividade - CNPq-Brasil. Cientista do Nosso Estado - Faperj.

Citas

ABREU, Regina. A fabricação do imortal: memória, história e estratégias de consagração no Brasil. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.

ABREU, Regina. Museus indígenas no Brasil: notas sobre as experiências Tikuna, Wajãpi, Karipuna, Palikur, Galibi Marworno e Galibi Kali’na. In: FAULHABER, Priscila et al. (org.). Ciências e fronteiras. Rio de Janeiro: Mast, 2012. p. 285-312.

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

ALMEIDA, Maria Regina Celestino de. A atuação dos indígenas na História do Brasil: revisões historiográficas. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 37, n. 75, p. 17-38, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbh/a/b7Z47VbMMmvPQwWhbHfdkpr/?lang=pt. Acesso em: 20 dez. 2023.

ALMEIDA, Maria Regina Celestino de. Os índios na história do Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 2010.

ARAUJO, Vivian Greco Cavalcanti de. O século XXI coletado: um estudo sobre a política de aquisição de acervo do Museu Histórico Nacional, seu uso, seus critérios e sua aplicação. 2014. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

BANIWA, Denilson. Apresentação da exposição “Rio de Janeiro: terra indígena”. [Rio de Janeiro], 2022. Disponível em: https://museudacidadedorio.com.br/pt/exposicao-principal/c/rio-de-janeiro-terra-indigena. Acesso em: 20 dez. 2023.

BANIWA, Denilson. Waapówa: nosso caminho, nossa história. Rio de Janeiro: MHN, 2023. (Texto da exposição “Îandé: aqui estávamos, aqui estamos” no Museu Histórico Nacional).

BARROSO, Gustavo (org.). Catálogo geral: 1ª seção archeologia e história. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 1924.

BAXANDALL, Michael. Padrões de intenção: a explicação histórica dos quadros. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

BENTO, Cida. O pacto da branquitude. São Paulo: Cia. das Letras, 2022.

BEZERRA, Rafael Zamorano. Tacape de Tibiriçá. In: MAGALHÃES, Aline; BOTELHO, André; LENZI, Maria Isabel; BEZERRA, Rafael (orgs.). 100 objetos do Museu Histórico Nacional (1922-2022): histórias do Brasil. Rio de Janeiro: MHN, 2022. p. 45-47.

BREFE, Ana Cláudia Fonseca. Museu, imagem e temporalidade: comentário I. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 31-36, jul./dez. 2007. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/5464. Acesso em: 20 dez. 2023.

BRULON, Bruno. Descolonizar o pensamento museológico: reintegrando a matéria para re-pensar os museus. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 28, p. 1-30, 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/155323. Acesso em: 12 ago. 2024.

BRULON, Bruno. Máscaras guardadas: musealização e descolonização. Tese (Doutorado em Antropologia) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2012.

CARVALHO, Vania Carneiro de; MARINS, Paulo Cesar Garcez; LIMA, Solange Ferraz de. Curadoria em museus de história. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 29, p. 1-24, 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/189321. Acesso em: 20 dez. 2023.

CHUVA, Márcia et al. Sobre sonhos que sonhamos juntos... parte 2: Brasil decolonial: outras histórias. In: EXPORVISÕES, [S. l.], 2022. Disponível em: https://exporvisoes.com.br/2022/05/27/sobre-sonhos-que-sonhamos-juntos-parte-2-brasil-decolonial-outras-historias/. Acesso em: 28 dez. 2023.

CURY, Marília Xavier. Circuitos museais para a visitação crítica: descolonização e protagonismo indígena. Revista Iberoamericana de Turismo - RITUR, Penedo, v. 7, n. 3, p. 87-113, dez. 2017a. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/4175. Acesso em: 15 ago. 2024.

CURY, Marília Xavier. Lições Indígenas para a descolonização dos museus: processos comunicacionais em discussão. Cadernos CIMEAC, Uberaba, v. 7. n. 1, p. 184-211, 2017b. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/2199. Acesso em: 15 ago. 2024.

CURY, Marília Xavier (org.). Museus etnográficos e indígenas: aprofundando questões, reformulando ações. São Paulo: Secretaria de Cultura e Economia Criativa: ACAM Portinari: Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo: Museu Índia Vanuíre, 2020.

CURY, Marília Xavier. O protagonismo indígena e museu: abordagens e metodologias. Museologia e Interdisciplinaridade, [s. l.], v. 10, n. 19, p. 14-21, jan./jun. 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/38267. Acesso em: 15 ago. 2024.

ESBELL, Jaider. Arte indígena contemporânea e o grande mundo. In: JAIDER ESBELL. Lisboa: Oca Editorial, 2020. p. 127-132.

GOLDSTEIN, Ilana Seltzer; SOUZA, Arissana Braz Bonfim de; BARCELOS NETO, Aristoteles. Processos curatoriais e exposições de artes indígenas na/da América Latina. Modos: Revista de História da Arte, Campinas, v. 8, n. 2, p. 260-292, maio 2024. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8676991. Acesso em: 20 ago. 2024.

JESUS DA SILVA, Glicéria. O voo do Manto e o Pouso do Manto: uma jornada pela memória Tupinambá. Modos: Revista de História da Arte, Campinas, v. 8, n. 2, p. 294-333, maio 2024. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8675041. Acesso em: 20 ago. 2024.

KNAUSS, Paulo; MAGALHÃES, Aline Montenegro; BEZERRA, Rafael Zamorano. Do culto cívico ao colecionismo colaborativo: coleções museológicas no MHN. Revista Tom: Cultura, Arte, Reflexão, Curitiba, v. 5, n. 9, p.77-86, 2019.

KRENAK, Ailton. O mundo está sendo parido o tempo inteiro. In: SELVAGEM: CICLO DE ESTUDOS SOBRE A VIDA, [S. l.], 2020. Disponível em: https://selvagemciclo.com.br/2023/wp-content/uploads/2023/05/CADERNO68_AILTONKRENAK_ALVAROTUKANO_DAIARATUKANO_FRANCYFONTES_IDJAHUREKADIWEL.pdf. Acesso em: 20 dez. 2023.

MAGALHÃES, Aline Montenegro. Colecionando relíquias... um estudo sobre a Inspetoria de Monumentos Nacionais (1934-1937). 2004. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.

MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo tela. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.

MENESES, Ulpiano Bezerra de. Do teatro da memória ao laboratório da História: a exposição museológica e o conhecimento histórico. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 9-42, 1994. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/5289. Acesso em: 20 dez. 2023.

MENESES, Ulpiano Bezerra de. Visões, visualizações e usos do passado - Comentário XII. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 117-123, jul./dez. 2007. Disponível em: https://revistas.usp.br/anaismp/article/view/5475. Acesso em: 20 dez. 2023.

MENEZES, Renato. Denilson Baniwa. In: 35ª BIENAL DE SÃO PAULO: participante Denilson Baniwa. São Paulo, 2023. Disponível em: https://35.bienal.org.br/participante/denilson-baniwa/. Acesso em: 27 dez. 2023.

MHN – Museu Histórico Nacional. Objetos Yanomami. [Texto da exposição “Îandé: aqui estávamos, aqui estamos”]. Rio de Janeiro: MHN, 2023a.

MHN – Museu Histórico Nacional. Tacape do Tibiriçá. [Legenda da exposição “Îandé: aqui estávamos, aqui estamos”]. Rio de Janeiro: MHN, 2023b.

MHN – Museu Histórico Nacional. [Texto da vitrine “Representações indígenas no MHN”]. Exposição “Îandé: aqui estávamos, aqui estamos”. Rio de Janeiro: MHN, 2023c.

MHN – Museu Histórico Nacional. [Texto de abertura da exposição “Îandé: aqui estávamos, aqui estamos”]. Rio de Janeiro: MHN, 2023d.

MIGNOLO, Walter. The darker side of Western modernity: global futures, decolonial options. Duham: Duke University press, 2011.

MILANEZ, Felipe et al. O fazer coletivo como método curatorial: arte indígena, re-ocupações e disputas contra o imaginário colonial. Modos: Revista de História da Arte, Campinas, v. 8, n. 2, p. 664-704, maio 2024. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8674997. Acesso em: 18 ago. 2024.

MOUTINHO, Marcelo. Perspectivas Históricas e Culturais de uma Cidade. Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro (MHCRJ). Rio de Janeiro: MHCRJ, 2022. (Texto de abertura da exposição).

OLIVEIRA, João Pacheco de. A refundação do Museu Magüta: etnografia de um protagonismo indígena. In: MAGALHÃES, Aline Montenegro; BEZERRA, Rafael Zamorano (org.). Coleções e colecionadores: a polissemia das práticas. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2012. p. 201-218.

OLIVEIRA, João Pacheco de. O retrato de um menino Bororo: narrativas sobre o destino dos índios e o horizonte político dos museus, séculos XIX e XXI. Revista Tempo, Niterói, n. 23, p. 73-99, 2007.

OLIVEIRA, João Pacheco de; SANTOS, Rita de Cássia Melo. Descolonizando a ilusão museal – etnografia de uma proposta expositiva. In: LIMA FILHO, Manuel; ABREU, Regina; ATHIAS, Renato (orgs.). Museus e atores sociais: perspectivas antropológicas. Recife: UFPE: ABA, 2016. p. 17-55.

RAMALHO, Walderez. Sobre os limites do tempo: história do tempo presente, policronia e performatividade. História, São Paulo, v. 42, p. 1-22, 2023.

RANGEL, Marcio Ferreira. A cidade, o museu e a coleção. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 301-310, mar. 2011. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/3301. Acesso em: 20 dez. 2023.

RANGEL, Marcio Ferreira. A formação do acervo do Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro: caos e memória. 2000. Dissertação (Mestrado em Memória Social) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000.

RAPOSO, Paulo. “Artivismo”: articulando dissidências, criando Insurgências. Cadernos de Arte e Antropologia, [s. l.], v. 4, n. 2, p. 1-11, 2015.

ROCA, Andrea. Museus indígenas na Costa Noroeste do Canadá e nos Estados Unidos: colaboração, colecionamento e autorrepresentação. Revista de Antropologia, São Paulo: USP, v. 58, p. 117-142, 2015. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/108515. Acesso em: 20 ago. 2024.

SANTOS, Maria Cristina dos. Caminhos historiográficos na construção da história indígena. História Unisinos, São Leopoldo, v. 21, n. 3, p. 337-350, 2017. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/historia/article/view/htu.2017.213.04. Acesso em: 20 dez. 2023.

SANTOS, Suzenaldo da Silva. Os Kanindé no Ceará: o museu indígena como uma experiência em museologia social. In: CURY, Marília Xavier (org.). Museus e indígenas: saberes e ética, novos paradigmas em debate. São Paulo: Secretaria da Cultura: ACAM Portinari: Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, 2016. p. 156-160.

SILVA, Dayane Vieira da. Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro: sua dimensão educativa, o patrimônio cultural e a cidade. Dissertação (Mestrado em Educação) – PUC-RJ. Rio de Janeiro, 2020.

TROUILLOT, Michel-Rolph. Silenciando o passado: poder e a produção da história. Curitiba: huya, 2016.

TUPINAMBÁ, Glicéria; TUPINAMBÁ, Jéssica; PAVELIC, Nathalie. “Mais do que objetos”: duas lideranças e pesquisadoras Tupinambá em busca dos seus “ancestrais” na França. Argumentos - Revista do Departamento de Ciências Sociais da Unimontes, Montes Claros, v. 21, n. 1, p. 250-278, 2024. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/7550. Acesso em: 20 ago. 2024.

VERGÈS, Françoise. Decolonizar o museu: programa de desordem absoluta. São Paulo: Ubu Editora, 2023.

Publicado

2024-10-10

Cómo citar

FONSECA, Brenda Coelho; CHUVA, Márcia Regina Romeiro. Do silenciamento ao artivismo: a presença indígena nos museus de história. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 16, n. 42, p. e0102, 2024. DOI: 10.5965/2175180316422024e0102. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180316422024e0102. Acesso em: 13 nov. 2024.