Os livros didáticos e a participação de mulheres na luta armada no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175180313342021e0307Resumen
Este artigo analisa um conjunto de livros didáticos de História dos catálogos do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM) de 2008 e de 2018, atentando para os modos como apresentam a participação de mulheres na luta armada no Brasil, entre 1968 e 1974. A razão de nos debruçarmos sobre o tema se justifica pelo lugar que a luta armada tem na história e na memória da ditadura brasileira, pela presença do tema nos livros analisados e, ainda, pela existência de pesquisas acadêmicas e publicações diversas sobre o protagonismo de mulheres nesses acontecimentos. O texto está organizado em três partes: na primeira, apresentamos o PNLEM, os livros didáticos a serem examinados e as resenhas feitas sobre eles nos Catálogos de 2008 e de 2018, como parte do processo de avaliação previsto no Programa; na segunda parte, exploramos os conteúdos dos livros selecionados; na terceira e última parte, dialogamos com a historiografia sobre mulheres na luta armada e sobre livro didático de História.
Palavras-chave: livros didáticos de história; mulheres; ditadura; luta armada.
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