“Welcome to Floripa” – a Copa do Mundo na Ilha da Magia: apologia ao turismo sexual

Autores/as

  • Marlene de Faveri UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180306132014005

Resumen

Durante os preparativos para a realização da Copa do Mundo de Futebol no Brasil, Florianópolis recebeu, em fevereiro de 2014, a delegação de técnicos das seleções classificadas, bem como jornalistas de todo o mundo. Setores ligados ao turismo e a imprensa deram destaques especiais para o evento, na expectativa de revigorar o turismo internacional e mostrar o potencial acolhedor do Estado de Santa Catarina. No primeiro dia do evento, o jornal Diário Catarinense distribuiu um Suplemento Especial, uma espécie de guia turístico da cidade, com o título Welcome to Floripa, e estampava na capa a publicidade de uma casa noturna, o Bocarra Club, com imagens de mulheres em poses eróticas, evidenciando apologia ao turismo sexual. Analiso os impactos midiáticos dessa representação de imagens femininas oferecidas como objeto de desejo; cartas trocadas entre um órgão público e esta mídia;  as ressonâncias  desta publicação em  leitores e leitoras, associando-a ao turismo sexual. Observo os usos de imagens femininas nas mídias, na perspectiva das relações de gênero.

 Palavras chave: Florianópolis; Copa do Mundo: Turismo Sexual; Representações; Mídias; Relações de Gênero

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marlene de Faveri, UDESC

Doutorado em História - Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Professora Associada, Departamento e programa de pós-graduação  em História da Universidade do Estado de Santa Catarina. Particopante do Laboratório de Relações de gênro e Família - LABGEF.

Citas

ALMEIDA, Caroline Soares de. Boas de bola: um estudo sobre o ser jogadora de futebol no Esporte Clube Radar durante a década de 1980. 2013. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

ALMEIDA, Heloisa Buarque de. Mídia, sociedade e cultura. In: ALMEIDA, Heloisa Buarque de e SZWAKO, José (Orgs.). Local, global. São Paulo: Berlendis e Vertecchia, 2013, p. 202-237.

BANDEIRA, Gustavo Andrada. Um currículo de masculinidades nos estádios de futebol. Revista Brasileira de Educação, v. 15, n. 44, maio/ago. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v15n44/v15n44a10.pdf >. Acesso em: 10 set. 2014.

BITENCOURT, Fernando Gonçalves. Teleespetáculo e futebol: descompassos no sistema discursivo e ético. Disponível em: <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:pZpzj6WEFRAJ:www.labomidia.ufsc.br/index.php/acesso-aberto/publicacoes/publicacoes-2007/doc_download/279-tele-espetaculo-e-futebol+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em: 1 set. 2014.

CHARTIER, Roger. A história ou a leitura do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a história entre certezas e inquietude. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2002.

CONNEL, Robert. La organización social de la masculinidad. In: VALDÉS, T.; OLAVARRÍA, J. Masculinidades. Chile: Ediciones de las mujeres, p. 1-25, n. 24, 1997. Disponível em: http://www. pasa.cl/biblioteca. Acesso em: 10 nov. 2013.

CUNHA, Juliana Frei. Tráfico humano, exploração e “turismo sexual” em tempos de megaeventos esportivos: falácia ou realidade de difícil comprovação? In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL “TRÁFICO DE PESSOAS PARA EXPLORAÇÃO SEXUAL OU TRABALHO SEXUAL...”, III, 17 a 21 de junho de 2013 [São Paulo]. Anais... [São Paulo: UNESP, 2013]. Disponível em: <http://www.netpdh.com.br/anais/ARTIGO%2027.pdf. Acesso em: 12 set. 2014.

DAMO, Arlei Sander, OLIVEN, Ruben George. O Brasil no horizonte dos megaeventos esportivos de 2014 e 2016: sua cara, seus sócios e seus negócios. Horizontes Antropológicos, v.19, n.40, p. 1-45. Porto Alegre, jul./dez. 2013. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0104-71832013000200002>. Acesso em: 7 set. 2014.

DIAS, Rafael Damaceno. Que invasão é essa? Leituras sobre conflitos socioculturais em Florianópolis (1970-2000). Curitiba, 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.

FANTIN, Márcia. Cidade dividida: dilemas e disputas simbólicas em Florianópolis. Florianópolis: Cidade Futura, 2000.

FÁVERI, Marlene de. “As garotas são bonitas e sorriem prá você”: imagens de mulheres e mídias na Ilha da Magia. In: MOREIRA, Rosemeri; CAMARGO, Hertz Wendel de; KLANOVICZ, Luciana Rosar Fornazari (Orgs.) O gênero e os meios: imprensa, televisão e cinema. Londrina, PR: Syntagma, 2014, p.55-66.

FÁVERI, Marlene de. As ‘piriguetes de Floripa’: práticas contemporâneas de propagandas de sexo pago. In: FÁVERI, Marlene de; PEDRO, Joana Maria; SILVA, Janine Gomes da (Orgs.). Prostituição em áreas urbanas: histórias do tempo presente. Florianópolis: Editora UDESC, 2010, p.17-43.

FÁVERI, Marlene de; SILVA, Kamylla. Mídias, mulheres e mercado do sexo: ambiguidades e consumo. Gavagai - Revista Interdisciplinar de Humanidades, UFFS, Erechim, v. 1. n. 1, p. 70-79, mar./abr. 2014, Disponível em: <http://gavagai.com.br/downloads/Gavagai.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2014.

FERRARI, Maryana Cunha. Vila Palmira: prostituição e memória na Grande Florianópolis nas décadas de 1960 a 1980. 2008. Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

FRANZINI, Fábio. Futebol é "coisa para macho"? Pequeno esboço para uma história das mulheres no país do futebol. Revista Brasileira de História, v.25, n.50, jul./dez. 2005. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-01882005000200012> . Acesso em: 2 set. 2014.

GASPARETTO, Thadeu Miranda. O Futebol como negócio: uma comparação financeira com outros segmentos. Revista Brasileira Ciência do Esporte, Florianópolis, v. 35, n. 4, p. 825-845, out./dez. 2013. Disponível em: <http://rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/1468>. Acesso em: 5 jun. 2014.

GASTALDO, Édison. "O complô da torcida": futebol e performance masculina em bares. Horizontes Antropológicos, v.11, n.24, jul./dec. 2005. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-71832005000200006. Acesso em: 20 ago. 2014.

GIACOMINI, Sônia Maria. Aprendendo a ser mulata: um estudo sobre a identidade da mulata profissional. In: COSTA, Albertina de Oliveira e BRUSCHINI, Cristina (Orgs.). Entre a virtude e o pecado. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos; São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 1992, p. 213-245.

KRIPPENDORF, Jost. Sociologia do Turismo: para uma nova compreensão do lazer e das viagens. São Paulo: Aleph, 2003.

LOHN, Reinaldo Lindolfo. Limites da utopia: cidade e modernização no Brasil desenvolvimentista (Florianópolis, década de 1950). Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 27, n. 53, p. 297-322, 2007.

MAUAD, Ana Maria. Através da imagem: fotografia e história interface. Tempo, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 73-98, 1996.

NOLASCO, Sócrates. A desconstrução do masculino. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.

NONNENMACHER, Marilange. Conselheiro Mafra: a alma de uma rua chamada “pecado”. In: FÁVERI, Marlene de; SILVA, Janine Gomes da; PEDRO, Joana Maria (org.). Prostituição em áreas urbanas: histórias do tempo presente. Florianópolis: Editora UDESC, 2010, p. 95-114.

PISCITELLI, Adriana. Gênero e Racialização no Contexto de Relações Transnacionais: comentários a partir de uma leitura das relações presentes no turismo sexual em Fortaleza (Ceará, Brasil). In: SIMPOSIO INTERNACIONAL: O DESAFIO DA DIFERENÇA, I, de 09 a 12 de abril de 2000. Salvador (BA). Anais. Salvador: UFBA, 2000. Disponível em: < http://www.desafio.ufba.br/gt6-009.html>. Acesso em: 20 ago. 2014. Trabalho apresentado no GT6.

PISCITELLI, Adriana. Sexo tropical: comentários sobre gênero, raça e outras categorias de diferenciação social em alguns textos da mídia brasileira. In: Cadernos PAGU, Campinas, Unicamp, v. 6/7, p. 9-35,1996.

PISCITELLI, Adriana. Viagens de sexo on-line: a Internet na geografia do turismo sexual. In: Cadernos Pagu, Campinas, Unicamp, v. 25 p. 281-326, jul./dez. 2005.

RAGO, Margareth. Sexualidade e identidades na historiografia brasileira. In: Revista Resgate. Campinas: Unicamp, n. 7, dez. p. 59-74, 1997.

RAYMOND, Janice. Prostitution on demand legalizing the buyers as sexual consumers. In: Perspectivas Feministas – Labrys: Abolição da Prostituição. Brasília, Montreal; Paris, jan./jun. 2008.

RIAL, Carmen. A participação das mulheres na mídia brasileira na Copa. Cuadernos del mundial, 2014. Disponível em: <http://cuadernosdelmundial.clacso.org/opinion6.php>. Acesso em: 20 ago. 2014.

RIAL, Carmen. Futebol e mídia: a retórica televisiva e suas implicações na identidade nacional, de gênero e religiosa. Antropolítica: Revista Contemporânea de Antropologia e Ciência Política. n. 1, 1995. Niterói: EdUFF, 1995, p. 61-88. Disponível em: <http://www.ludopedio.com.br/rc/upload/files/312855_Rial%20-%20Futebol%20e%20midia.pdf>. Acesso em: 10 set. 2014.

RIAL, Carmen. Rodar: a circulação dos jogadores de futebol brasileiros no exterior. Horizontes Antropológicos. Porto Alegre, v.14, n. 30. jul./dec. 2008. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-71832008000200002. Acesso em: 17 set. 2014.

SABAT, Ruth. Gênero e sexualidade para consumo. In: LOURO, Guacira Lopes. NECKEL, Jane Felipe; GOELNER, Silvana Vilodre (orgs). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2003, p. 149-159.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade. Porto Alegre, v.15, n.2, p.5-22, jul./dez. 1990.

WELZER-LANG, Daniel. A construção do masculino: dominação das mulheres e homofobia. Revista Estudos Feministas, Florianópolis: CFH/CCE/UFSC v. 9, n. 2, p. 460-482, 2001.

Publicado

2015-03-05

Cómo citar

FAVERI, Marlene de. “Welcome to Floripa” – a Copa do Mundo na Ilha da Magia: apologia ao turismo sexual. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 6, n. 13, p. 05–38, 2015. DOI: 10.5965/2175180306132014005. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180306132014005. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos