Estudantes no Pontal Mineiro e ditadura militar na década de 1960

Autores/as

  • Isaura Melo Franco Universidade Federal de Uberlândia
  • Sauloéber Tarsio de Souza Professor Adjunto na Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180305102013347

Resumen

Este artigo faz parte de pesquisa de mestrado que vem sendo desenvolvida desde 2012 no Programa de Pós-Graduação em educação na Linha de História e Historiografia da Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Seu objetivo principal é desvendar parte das ações e das práticas do movimento estudantil no Pontal do Triângulo Mineiro, especificamente na cidade de Ituiutaba, frente ao clima autoritário estabelecido pela ditadura militar na década de 1960, e também revelar o ideário de estudante/aluno veiculado pela imprensa local, observado em nível nacional. Utilizamos como fonte primária a análise de 04 coleções de jornais do município de Ituiutaba que circularam na década de 1960. Recorremos também à história oral, por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com alguns dos ex-líderes estudantis do contexto investigado. Acreditamos que a importância desse estudo se deve principalmente pelo ineditismo do tema, já que a história do movimento estudantil no país no período ditatorial aborda principalmente os grandes centros urbanos. Esse estudo nos revelou que a implantação da ditadura militar no país gerou reflexos na política e na sociedade de Ituiutaba, de forma que os estudantes locais foram afastados das reivindicações de caráter político. Esperamos que o desenvolvimento deste estudo, sua posterior divulgação e discussão, possam contribuir para a história dos estudantes no país, além de ampliar as possibilidades de interpretação sobre os impactos gerados pelo golpe militar na sociedade brasileira.

Palavras-chave: Estudantes. Ditadura Militar. Pontal Mineiro. Anos de 1960

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Isaura Melo Franco, Universidade Federal de Uberlândia

Possuí Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia - Campus do Pontal. É aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado da Universidade Federal de Uberlândia, na Linha de História e Historiografia da Educação. Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Suoerior - CAPES. Atualmente desenvolve estudo sobre a cultura estudantil nos anos de 1952 a 1968 em Ituiutaba-MG, sob a orientação do Prof. Dr. Sauloéber Tarsio de Souza.

Sauloéber Tarsio de Souza, Professor Adjunto na Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação pela UNIFACEF - Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis de Franca (1992) e graduação em HISTÓRIA pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). O mestrado em História e Cultura também foi realizado na UNESP (Franca), defendido em 2000, com apoio da FAPESP. O doutorado em Educação foi cursado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e concluído em 2005. Atualmente é professor adjunto da UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação (NEPHE-UFU), membro do GT-Uberlândia vinculado ao HISTEDBR-UNICAMP, professor do Programa de Pós-Graduação da FACED (linha de Historiografia e História da Educação), sócio da SBHE e da ANPUH-MG. Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Fundamentos da Educação (NEPE-FACIP).

Publicado

2013-12-12

Cómo citar

FRANCO, Isaura Melo; SOUZA, Sauloéber Tarsio de. Estudantes no Pontal Mineiro e ditadura militar na década de 1960. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 5, n. 10, p. 347–372, 2013. DOI: 10.5965/2175180305102013347. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180305102013347. Acesso em: 17 jul. 2024.