A história, a ciência e a era da (des)informação
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175180312302020e0301Abstract
Neste texto procura-se discutir o papel da ciência na história e algumas das suas implicações na sociedade contemporânea, em particular nos efeitos de usos das chamadas novas tecnologias de informação e comunicação (TICs), resultantes, elas mesmas, de aplicações do desenvolvimento da ciência. Embora distante do centro onde se deu o que a historiografia consagrou chamar de Revolução Científica, o Brasil participou, de alguma forma, desse processo e criou instituições de ensino e pesquisa científica e tecnológica, algumas seculares e ainda atuantes. A despeito disso, a ciência e o conhecimento em geral enfrentam problemas relativos à sua disseminação, acesso ou democratização, quando não de negação por parte de certos setores da população, como se tem visto no país e em outras partes do mundo. Ciência, técnica e tecnologia são elementos da cultura e se desenvolvem em interação com outras variáveis do processo histórico, como as econômicas, sociais, políticas, religiosas, ideológicas, etc.