AS CARACTERÍSTICAS DA GESTÃO DE TESOURARIA NAS ORGANIZAÇÕES DA REGIÃO CARBONÍFERA DE SANTA CATARINA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Cleyton de Oliveira Ritta
Cristina Rui da Silva
Andréia Cittadin

Resumo

O objetivo geral da pesquisa consiste em investigar as características da gestão de tesouraria nas empresas que compõem a Associação dos Municípios da Região Carbonífera – AMREC de Santa Catarina. Para alcançar tal objetivo, realizou-se uma pesquisa descritiva de caráter qualitativo e quantitativo por meio de questionário do tipo fechado, aplicado em 192 empresas por acessibilidade. Os resultados apontaram que a maioria das empresas: a) é de natureza jurídica Ltda.; b) atua no comércio e prestação de serviços; c) é de micro e pequeno porte; d) possui práticas adequadas de gestão de tesouraria de curto prazo; e) tem poucas aplicações e empréstimos no mercado financeiro; f) realiza financiamentos para veículos, máquinas e equipamentos; e g) capta recursos em bancos múltiplos/comerciais e bancos de desenvolvimento. Conclui-se que as organizações pesquisadas possuem uma situação organizacional de gestão adequada de tesouraria de curto prazo; entretanto, nas atividades de tesouraria de longo prazo, muitas empresas não realizam controles de orçado/realizado e de planejamento financeiro com políticas de investimentos, empréstimos e financiamentos. Essa situação representa importante fragilidade de gestão financeira, pois evidencia que algumas entidades não possuem visão de longo prazo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Ritta, C. de O., Silva, C. R. da, & Cittadin, A. (2023). AS CARACTERÍSTICAS DA GESTÃO DE TESOURARIA NAS ORGANIZAÇÕES DA REGIÃO CARBONÍFERA DE SANTA CATARINA. Revista Brasileira De Contabilidade E Gestão, 5(10), 1-13. https://doi.org/10.5965/2764747105102016001
Seção
Artigos

Referências

ASSAF NETO, A. Mercado financeiro. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO CARBONÍFERA - AMREC. Criciúma, 2012. Disponível em: <http://www.amrec.com.br> Acessado em 12 mar. 2014.

BRASIL. Lei Complementar n. 139, de 10 de novembro de 2011. Alteram dispositivos da Lei Complementar n. 123, de 14 de dezembro de 2006, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/LCP/Lcp139.htm#art5>. Acessado em 02 fev. 2014.

FARIAS, E. E. V. Matemática financeira aplicada: aplicada às operações do mercado financeiro, com utilização da calculadora HP12C. Santa Maria: Ed. do Autor, 2002.

GITMAN, L. J. Princípios de administração financeira. 12. ed. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2010.

GOULARTI FILHO, A. Caderno de informações socioeconômicas da AMREC: séries históricas. Criciúma, SC: UNESC, 2004.

GROPPELLI, A. A.; NIKBAKHT, E. Administração financeira. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

HOJI, M. Administração financeira: uma abordagem prática - matemática financeira aplicada, estratégia financeiras, análise, planejamento e controle financeiro. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2000.

LEMES JÚNIOR, A. B.; RIGO, C. M.; CHEROBIM, A. P. M. S. Administração financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras, aplicações e casos nacionais. 3. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2010.

LIMA, I. S.; LIMA, G. A. S. F.; PIMENTEL, R. C. Curso de mercado financeiro. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

MARTINS JUNIOR, J. Como escrever trabalhos de conclusão de curso: instruções para planejar e montar, desenvolver, concluir, redigir e apresentar trabalhos monográficos e artigos. Petrópolis: Vozes, 2008.

NEVES, J.A.D.; PESSOA, R.W.A.P. Causas da mortalidade de micro e pequenas empresas: o caso das lojas de um Shopping Center. Revista Organizações em Contexto, v. 2, n.4, p. 165- 195, 2006.

PACHECO, M. M.; OLIVEIRA, G. A.Mercado financeiro. São Paulo: Fundamento, 2005.

PINHEIRO, J. M. Da iniciação científica ao TCC: uma abordagem para os cursos de tecnologia. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2010.

RICHARDSON, R. J.Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 1999.

ROSS, S. A.; JAFFE, J. F.; WESTERFIELD, R. Administraçãofinanceira: corporatefinance. São Paulo: Atlas, 2002.

SANTOS, E. O. Administração financeira da pequena e média empresa. São Paulo: Atlas, 2001.

SANTOS, L. M.; FERREIRA, M. A. M.; FARIA, E. R.Gestão financeira de curto prazo: características, instrumentos e práticas adotadas por micro e pequenas empresas. Revista de Administração da UNIMEP, v. 7, n.3, 2009.

SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS - SÃO PAULO (SEBRAE-SP). 10 anos de monitoramento da sobrevivência e mortalidade de empresas. São Paulo: SEBRAE-SP, 2008.

SILVA, J. P. Análise financeira das empresas. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

__________. Gestão e análise de risco de crédito. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

WERNKE, R. Gestão financeira:ênfase em aplicações e casos nacionais. Rio de Janeiro: Saraiva, 2008.

ZDANOWICZ, J. E. Fluxo de caixa: uma decisão de planejamento e controle financeiro. 10. ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2004.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)