O custeio ABC para formação do preço de venda em um laboratório de análises ambientais
DOI:
https://doi.org/10.5965/2316419008122019031Palavras-chave:
Gestão de Custos, Método de Custeio ABC, Laboratório de Análises Físico-Químicas, Estudos Ambientais, Formação de PreçoResumo
O objetivo geral é apresentar os resultados de um estudo de caso que analisou a utilização do custeio ABC para a formação de preço de venda na prestação de serviços de um laboratório de análises físico-químicas para estudos ambientais. Para tanto, se fez uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, mediante estudo de caso, pesquisa participante e documental com base em demonstrativos de resultado, inventários de imobilizados e estudos das demandas e horas técnicas dos serviços prestados. Os resultados apontaram que: a) a prestação de serviços nesse laboratório apresentou gastos indiretos na razão de 86% dos recursos totais; b) os recursos mais representativos referem-se à mão de obra, que correspondeu a 85% dos gastos totais; c) a atividade que apresentou maiores custos foi planejar as amostragens; e d) o serviço que tem custo mais elevado é o Monitoramento de PTS (Partículas Totais em Suspensão). Os preços de vendas praticados pelo laboratório referente aos serviços da Matriz 1 - análises de emissões atmosféricas em dutos e chaminés, são superiores aos calculados com base no custeio ABC, com exceção para o serviço de análise de determinação de CO (Monóxido de Carbono). Os preços de vendas praticados para os serviços da Matriz 2- monitoramento da qualidade do ar em nível do solo, exceto para a avaliação de ruído, ficaram abaixo dos valores sugeridos no estudo. Conclui-se que esse laboratório tem seus maiores gastos relacionados à mão de obra e que o método de custeio ABC é uma ferramenta adequada para o reconhecimento dos custos nesse segmento e contribui para o estabelecimento do preço de venda.
Downloads
Referências
ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
BORINELLI, M. L.; DOS SANTOS, M. C. P. O impacto do custeio baseado em atividades na tomada de decisão: um estudo de caso em uma Instituição Financeira. In: Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC. 2014.
BRUNI, A. L.; FAMÁ, R. Gestão de custos e formação de preços: Com aplicação na calculadora HP 12C e Excel. 3ª Ed. São Paulo: Atlas S.A., 2004.
CAVALCANTI, R. A. P. et al. Aplicação do método de custeamento baseado em atividade em uma clínica de radiologia odontológica: Um Estudo de Caso. In: Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC. 2011.
DIEHL, A. A.; TATIM, Denise Carvalho. Pesquisa em ciências sociais aplicadas. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.
DUBOIS, A.; KULPA, L.; SOUZA, L. E. Gestão de custos e formação de preços: Conceitos, modelos e instrumentos: abordagem do capital de giro e da margem de competitividade. São Paulo: Atlas, 2006.
FERREIRA, R. J. Contabilidade de custos: teoria e questões comentadas conforme a lei das S/A e pronunciamento do CPC. Rio de Janeiro: Ferreira, 2016.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1996. MARTINS, E. Contabilidade de custos. 9. Ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MEGLIORINI, E. Custos: análise e gestão. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. NAKAGAWA, M. ABC Custeio baseado em atividades. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C.; Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo, 2013.
RIBEIRO, E. N.; CAMACHO, R. R. Custeio ABC aplicado a um centro municipal de educação infantil: um estudo de caso. In: Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC. 2006.
SANTOS, J. J. Contabilidade e análise de custos: Modelo contábil, Método de depreciação, ABC – Custeio Baseado em Atividade, Análise atualizada de encargos sociais sobre salário, custos de tributos sobre compra e vendas. São Paulo: Atlas, 2011.
SANTOS, J. L. et al. Manual de contabilidade de custos. São Paulo: Atlas, 2015.
SERRATINE; K. C.; RAUPP, F. M. Proposta de implantação do custeio baseado em atividades na gestão de serviços odontológicos. Revista Catarinense da Ciência Contábil – CRCSC, Florianópolis, v.12, n.34, p.9-22, dez/mar, 2013.
TORRES, S. B.; SILVA, A. S.; MATSUMOTO, A. S. Análise para implantação do método de custeio baseado em atividade - ABC. In: Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC. 2006.
YIN, R. K. Estudos de caso: planejamento e método. Porto Alegre: Bookman, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 REAVI - Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.