Relação entre o perfil do gestor e a percepção do ambiente externo na elaboração da estratégia corporativa
DOI:
https://doi.org/10.5965/2316419003032014038Palavras-chave:
ambiente externo, perfil estratégico, estratégia corporativaResumo
A discussão do artigo contempla o ambiente externo às empresas e a relação do perfil do gestor na percepção deste na elaboração da estratégia corporativa. O ambiente externo que compreende entre outros elementos: o consumidor, a tecnologia, a economia e a política de uma sociedade, em tese deveriam ser pressuposto para a elaboração da estratégia corporativa. Nesta perspectiva, surge a discussão do estudo que de forma abrangente identifica a visão que os consumidores tem dos gestores no que diz respeito à relação da percepção do ambiente externo e o perfil estratégico na elaboração da estratégia corporativa nas empresas de Ibirama/SC. O arcabouço teórico permitiu a elucidação de vários aspectos relacionados com ambiente externo, perfil de gestor e estratégica corporativa bem como da satisfação dos consumidores. Trata-se de um estudo descritivo, que além da revisão bibliográfica, efetuou levantamento de dados in-loco pelo método de survey com consumidores no perímetro urbano da Cidade de Ibirama/SC em julho de 2013. Estudo semelhante foi efetuado onde os sujeitos foram os gestores das empresas, por isso, alguns dados comparativos nos permitem visualizar que há concordâncias e discordâncias na visão de gestores e consumidores quanto aos aspectos relacionados com o tema em estudo. Conclui-se que as características do perfil dos gestores e a percepção do ambiente externo apontam para lacunas no processo de elaboração da estratégia corporativa que satisfaça plenamente o consumidor.
Downloads
Referências
BEAL, Adriana. Gestão estratégica da informação. São Paulo: Atlas, 2008.
BERNARDI, Luiz Antonio. Manual de empreendimento e gestão: fundamentos, estratégias e dinâmicas. São Paulo: Atlas, 2003.
BRESSAN, Flávio; TOLEDO,Geraldo Luciano; SUGAHARA, Cibele Roberta. Modelos mentais e as escolhas estratégicas de um empreendedor: tipologia de Miles e Snow sob a ótica do modelo de temperamentos de Keirsey e Bates. 2011. Disponível em: http://www.ead.fea.usp.br/semead/14semead/resultado/trabalhosPDF/1078.pdf. Acesso em: 26/02/2013
DE OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Excelência na administração estratégica. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 1999.
DE OLIVEIRA, Gian Márcio Paiva; VIEIRA JUNIOR, Eufrásio; DE OLIVEIRA, Janyslandia Dias. O Perfil do empreendedor dos empresários do Brejo Paraibano. 2008. Disponível em: http://www.prac.ufpb.br/anais/xenex_xienid/x_enex/ANAIS/Area7/7CFTDCBSPEX01.pdf. Aceso em:26/02/2013.
FARAH, Osvaldo Elias; CAVALCANTI, Marly,; MARCONDES, Luciana Passos. Empreendedorismo estratégico: criação e gestão de pequenas empresas. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico 2010. Disponível em: http://censo2010.ibge.gov.br. Acesso em: 28/01/2014.
LACOMBE, Francisco José Masset; HEILBORN, Gilberto Luiz José. Administração: princípios e tendências. 2.ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2008.
MAXIMIANO, Antônio Cesar Armau. Administração para empreendedores: fundamentos da criação e da gestão de novos negócios. São Paulo: Pearson Hall, 2006. 212 p.
MOWEN, John C; MINOR, Michael. Comportamento do consumido. São Paulo: Prentice Hall, 2003.
PEREIRA, Ana Maris. Introdução à administração. 3. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
PETER, J. Paul; CERTO, Samuel C. Administração estratégica: planejamento e implantação da estratégia. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 2005.
SOBRAL, Filipe; PECI, Alketa. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Marino Luiz Eyerkaufer, Marines Lucia Boff, Flávia De Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.