Relação entre o perfil do gestor e a percepção do ambiente externo na elaboração da estratégia corporativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316419003032014038

Palavras-chave:

ambiente externo, perfil estratégico, estratégia corporativa

Resumo

A discussão do artigo contempla o ambiente externo às empresas e a relação do perfil do gestor na percepção deste na elaboração da estratégia corporativa. O ambiente externo que compreende entre outros elementos: o consumidor, a tecnologia, a economia e a política de uma sociedade, em tese deveriam ser pressuposto para a elaboração da estratégia corporativa. Nesta perspectiva, surge a discussão do estudo que de forma abrangente identifica a visão que os consumidores tem dos gestores no que diz respeito à relação da percepção do ambiente externo e o perfil estratégico na elaboração da estratégia corporativa nas empresas de Ibirama/SC. O arcabouço teórico permitiu a elucidação de vários aspectos relacionados com ambiente externo, perfil de gestor e estratégica corporativa bem como da satisfação dos consumidores. Trata-se de um estudo descritivo, que além da revisão bibliográfica, efetuou levantamento de dados in-loco pelo método de survey com consumidores no perímetro urbano da Cidade de Ibirama/SC em julho de 2013. Estudo semelhante foi efetuado onde os sujeitos foram os gestores das empresas, por isso, alguns dados comparativos nos permitem visualizar que há concordâncias e discordâncias na visão de gestores e consumidores quanto aos aspectos relacionados com o tema em estudo. Conclui-se que as características do perfil dos gestores e a percepção do ambiente externo apontam para lacunas no processo de elaboração da estratégia corporativa que satisfaça plenamente o consumidor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marino Luiz Eyerkaufer, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Mestre em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.

Especialista em Marketing pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC, Brasil.

Graduado em ciências contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC, Brasil.

Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

Marines Lucia Boff, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.

Mestra em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC, Brasil.

Professora pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

Flávia de Souza, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em Contabilidade pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

Referências

BEAL, Adriana. Gestão estratégica da informação. São Paulo: Atlas, 2008.

BERNARDI, Luiz Antonio. Manual de empreendimento e gestão: fundamentos, estratégias e dinâmicas. São Paulo: Atlas, 2003.

BRESSAN, Flávio; TOLEDO,Geraldo Luciano; SUGAHARA, Cibele Roberta. Modelos mentais e as escolhas estratégicas de um empreendedor: tipologia de Miles e Snow sob a ótica do modelo de temperamentos de Keirsey e Bates. 2011. Disponível em: http://www.ead.fea.usp.br/semead/14semead/resultado/trabalhosPDF/1078.pdf. Acesso em: 26/02/2013

DE OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Excelência na administração estratégica. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 1999.

DE OLIVEIRA, Gian Márcio Paiva; VIEIRA JUNIOR, Eufrásio; DE OLIVEIRA, Janyslandia Dias. O Perfil do empreendedor dos empresários do Brejo Paraibano. 2008. Disponível em: http://www.prac.ufpb.br/anais/xenex_xienid/x_enex/ANAIS/Area7/7CFTDCBSPEX01.pdf. Aceso em:26/02/2013.

FARAH, Osvaldo Elias; CAVALCANTI, Marly,; MARCONDES, Luciana Passos. Empreendedorismo estratégico: criação e gestão de pequenas empresas. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico 2010. Disponível em: http://censo2010.ibge.gov.br. Acesso em: 28/01/2014.

LACOMBE, Francisco José Masset; HEILBORN, Gilberto Luiz José. Administração: princípios e tendências. 2.ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2008.

MAXIMIANO, Antônio Cesar Armau. Administração para empreendedores: fundamentos da criação e da gestão de novos negócios. São Paulo: Pearson Hall, 2006. 212 p.

MOWEN, John C; MINOR, Michael. Comportamento do consumido. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

PEREIRA, Ana Maris. Introdução à administração. 3. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

PETER, J. Paul; CERTO, Samuel C. Administração estratégica: planejamento e implantação da estratégia. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 2005.

SOBRAL, Filipe; PECI, Alketa. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.

Downloads

Publicado

2014-09-10

Como Citar

Eyerkaufer, M. L., Boff, M. L., & Souza, F. de. (2014). Relação entre o perfil do gestor e a percepção do ambiente externo na elaboração da estratégia corporativa. Revista Brasileira De Contabilidade E Gestão, 3(5), 38–48. https://doi.org/10.5965/2316419003032014038

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)