Autorregulação, motivação e qualidade de vida dos discentes de Ciências Contábeis no ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.5965/2764747111212022021Palavras-chave:
estratégias de aprendizagem autorregulada, Covid-19, motivação, qualidade de vida, discentes de ciências contábeis, ensino remoto, autorregulaçãoResumo
Objetivo: Analisar como o uso de práticas de aprendizagem autorregulada, o nível de motivação em aprender e a qualidade de vida estão correlacionados. Método: Foi realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa e descritiva por meio da aplicação de um questionário com 217 estudantes do curso de Ciências Contábeis de quatro instituições de ensino superior (IES) do Paraná. Resultados: As respostas dos estudantes evidenciaram que os respondentes se sentem pouco motivados a estudar no período de ensino remoto devido à Covid-19, além de apresentarem níveis relativamente altos de sentimentos negativos (como mau-humor, ansiedade e/ou depressão). Em relação às estratégias de aprendizagem autorregulada, a mais utilizada é a “autoavaliação”, e a menos utilizada é a “autoconsequência”. Já as correlações estatísticas evidenciam que a motivação dos discentes está fortemente correlacionada aos fatores de qualidade de vida, como “capacidade” e “concentração” para estudar, e esses, por sua vez, foram os itens mais correlacionados com as estratégias de aprendizagem autorregulada. Contribuições: Com base nesses resultados, ressalta-se a importância de estimular cada vez mais uma aprendizagem autônoma do discente, atentando-se em utilizar abordagens de ensino que os façam sentir-se mais motivados, reduzindo os níveis de sentimentos negativos.
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