Autorregulação, motivação e qualidade de vida dos discentes de Ciências Contábeis no ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2764747111212022021

Palavras-chave:

estratégias de aprendizagem autorregulada, Covid-19, motivação, qualidade de vida, discentes de ciências contábeis, ensino remoto, autorregulação

Resumo

Objetivo: Analisar como o uso de práticas de aprendizagem autorregulada, o nível de motivação em aprender e a qualidade de vida estão correlacionados. Método: Foi realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa e descritiva por meio da aplicação de um questionário com 217 estudantes do curso de Ciências Contábeis de quatro instituições de ensino superior (IES) do Paraná. Resultados: As respostas dos estudantes evidenciaram que os respondentes se sentem pouco motivados a estudar no período de ensino remoto devido à Covid-19, além de apresentarem níveis relativamente altos de sentimentos negativos (como mau-humor, ansiedade e/ou depressão). Em relação às estratégias de aprendizagem autorregulada, a mais utilizada é a “autoavaliação”, e a menos utilizada é a “autoconsequência”. Já as correlações estatísticas evidenciam que a motivação dos discentes está fortemente correlacionada aos fatores de qualidade de vida, como “capacidade” e “concentração” para estudar, e esses, por sua vez, foram os itens mais correlacionados com as estratégias de aprendizagem autorregulada. Contribuições: Com base nesses resultados, ressalta-se a importância de estimular cada vez mais uma aprendizagem autônoma do discente, atentando-se em utilizar abordagens de ensino que os façam sentir-se mais motivados, reduzindo os níveis de sentimentos negativos.

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Biografia do Autor

Nágila Giovanna Silva Vilela, Faculdade de Administração e Ciências Econômicas

Graduada em Administração pelo Instituto Federal Minas Gerais, IFMG, Brasil.

Mestra em Administração pela Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Professora e coordenadora do curso de graduação Administração da Universidade Federal De Minas Gerais,

UFMG, Brasil.

Beatriz Negrelli da Silva, Faculdade de Administração e Ciências Econômicas

Mestra em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

Especialista em Docência no Ensino Superior: Tecnologias Educacionais e Inovações pelo Centro de Ensino Superior de Maringá, UNICESUMAR, Brasil.

Especialista em Auditoria, Contabilidade e Perícia Contábil pelo Centro de Ensino Superior de Maringá, UNICESUMAR, Brasil.

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

Professora e Coordenadora de cursos da Faculdade de Administração e Ciências Econômicas Ltda, FACEC, Brasil.

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Publicado

2022-12-06

Como Citar

Vilela, N. G. S., & Silva, B. N. da. (2022). Autorregulação, motivação e qualidade de vida dos discentes de Ciências Contábeis no ensino remoto. Revista Brasileira De Contabilidade E Gestão, 11(21), 021–037. https://doi.org/10.5965/2764747111212022021

Edição

Seção

Artigos