ÉTICA PROFISSIONAL DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: ANÁLISE DOS FATORES LIGADOS AOS VALORES INDIVIDUAIS

Autores

  • Amanda Manes Koch Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luísa Karam de Mattos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Leonardo Flach Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316419008112019012

Resumo

Posturas orientadas por valores éticos são valorizadas pela sociedade e pelo mercado de trabalho, porém não são seguidas de forma absoluta. Diante da frequência com que se noticiam fraudes envolvendo condutas antiéticas de profissionais contábeis, esta pesquisa contribui com o aprofundamento desta discussão sobre ética e abarca a fase inicial da carreira, da formação profissional, avançando na caracterização do perfil ético dos profissionais contábeis e intensificando a consciência ética nos estudantes e profissionais contábeis. O presente estudo tem o objetivo de analisar a percepção de estudantes de Ciências Contábeis sobre a ética profissional, considerando determinadas variáveis intervenientes ligadas a fatores individuais. O método de pesquisa utilizado classifica-se como quantitativo, descritivo e survey, com aplicação de questionário fechado. A amostra representa 214 estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina. Os dados foram analisados com auxílio dos testes não paramétricos de Spearman e Kruskal-Wallis, post-hoc Dunn-Bonferroni. Os resultados indicam que os fatores individuais influenciam significativamente no ponto de vista dos estudantes acerca da ética profissional e que a disciplina Ética e Filosofia Política no curso de Ciências Contábeis tende a conscientizar os estudantes à cerca das responsabilidades e das condutas que devem ser seguidas pelos profissionais contábeis. Portanto, os fatores individuais somados à educação ética induzem de forma relevante as atitudes éticas dos estudantes. Contudo, essa afirmação trata apenas da amostra de análise deste estudo, uma vez que se encontram divergências ao comparar os resultados obtidos com os da literatura estudada.

Biografia do Autor

Amanda Manes Koch, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Departamento de Ciências Contábeis.

Luísa Karam de Mattos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Administração (UFSC).

Leonardo Flach, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-doutor em Contabilidade e Finanças pelo Massachusetts Institute of Technology ( MIT/EUA); Professor do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC).

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Publicado

2019-12-12

Edição

Seção

Artigos