Ética profissional dos estudantes de Ciências Contábeis: análise dos fatores ligados aos valores individuais
DOI:
https://doi.org/10.5965/2316419008112019013Palavras-chave:
Ética Profissional, Contabilidade, SurveyResumo
Posturas orientadas por valores éticos são valorizadas pela sociedade e pelo mercado de trabalho, porém não são seguidas de forma absoluta. Diante da frequência com que se noticiam fraudes envolvendo condutas antiéticas de profissionais contábeis, esta pesquisa contribui com o aprofundamento desta discussão sobre ética e abarca a fase inicial da carreira, da formação profissional, avançando na caracterização do perfil ético dos profissionais contábeis e intensificando a consciência ética nos estudantes e profissionais contábeis. O presente estudo tem o objetivo de analisar a percepção de estudantes de Ciências Contábeis sobre a ética profissional, considerando determinadas variáveis intervenientes ligadas a fatores individuais. O método de pesquisa utilizado classifica-se como quantitativo, descritivo e survey, com aplicação de questionário fechado. A amostra representa 214 estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina. Os dados foram analisados com auxílio dos testes não paramétricos de Spearman e Kruskal-Wallis, post-hoc Dunn-Bonferroni. Os resultados indicam que os fatores individuais influenciam significativamente no ponto de vista dos estudantes acerca da ética profissional e que a disciplina Ética e Filosofia Política no curso de Ciências Contábeis tende a conscientizar os estudantes à cerca das responsabilidades e das condutas que devem ser seguidas pelos profissionais contábeis. Portanto, os fatores individuais somados à educação ética induzem de forma relevante as atitudes éticas dos estudantes. Contudo, essa afirmação trata apenas da amostra de análise deste estudo, uma vez que se encontram divergências ao comparar os resultados obtidos com os da literatura estudada.
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