Ética profissional dos estudantes de Ciências Contábeis: análise dos fatores ligados aos valores individuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316419008112019013

Palavras-chave:

Ética Profissional, Contabilidade, Survey

Resumo

Posturas orientadas por valores éticos são valorizadas pela sociedade e pelo mercado de trabalho, porém não são seguidas de forma absoluta. Diante da frequência com que se noticiam fraudes envolvendo condutas antiéticas de profissionais contábeis, esta pesquisa contribui com o aprofundamento desta discussão sobre ética e abarca a fase inicial da carreira, da formação profissional, avançando na caracterização do perfil ético dos profissionais contábeis e intensificando a consciência ética nos estudantes e profissionais contábeis. O presente estudo tem o objetivo de analisar a percepção de estudantes de Ciências Contábeis sobre a ética profissional, considerando determinadas variáveis intervenientes ligadas a fatores individuais. O método de pesquisa utilizado classifica-se como quantitativo, descritivo e survey, com aplicação de questionário fechado. A amostra representa 214 estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina. Os dados foram analisados com auxílio dos testes não paramétricos de Spearman e Kruskal-Wallis, post-hoc Dunn-Bonferroni. Os resultados indicam que os fatores individuais influenciam significativamente no ponto de vista dos estudantes acerca da ética profissional e que a disciplina Ética e Filosofia Política no curso de Ciências Contábeis tende a conscientizar os estudantes à cerca das responsabilidades e das condutas que devem ser seguidas pelos profissionais contábeis. Portanto, os fatores individuais somados à educação ética induzem de forma relevante as atitudes éticas dos estudantes. Contudo, essa afirmação trata apenas da amostra de análise deste estudo, uma vez que se encontram divergências ao comparar os resultados obtidos com os da literatura estudada.

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Biografia do Autor

Amanda Manes Koch, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra em Programa de pós-graduação em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Luísa Karam de Mattos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Mestra em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Especialista em Pós-Graduação Lato Sensu em Marketing Estratégico pela Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.

Graduado em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

Leonardo Flach, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

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Publicado

2019-12-12

Como Citar

Koch, A. M., Mattos, L. K. de, & Flach, L. (2019). Ética profissional dos estudantes de Ciências Contábeis: análise dos fatores ligados aos valores individuais. Revista Brasileira De Contabilidade E Gestão, 8(15), 013–029. https://doi.org/10.5965/2316419008112019013

Edição

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Artigos