Habilidades e conhecimentos do contador na ótica de discentes do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.5965/2764747112222023047Palavras-chave:
profissional contábil, habilidades, conhecimentos, análise fatorialResumo
Objetivo(s): As habilidades e o conhecimento do profissional contábil são aspectos determinantes à consolidação de sua carreira, visto que a profissão tem mudado gradativamente com a adoção de padrões internacionais de contabilidade e por meio da dinâmica do mercado. Com isso, objetiva-se identificar as habilidades e os conhecimentos que os alunos de Ensino Médio julgam necessários para a atuação do contador no mercado de trabalho. Método(s): O estudo se caracteriza como descritivo, com abordagem quantitativa do problema. Para a coleta dos dados, foi solicitado aos discentes do Ensino Médio do município de Três Lagoas, estado de Mato Grosso do Sul, por meio de aplicação de questionário estruturado, a mensuração das habilidades e conhecimentos do contador, necessárias para o exercício da profissão. Os dados foram organizados em planilhas do Excel, se valendo do software Statistical Packages for the Social Sciences (SPSS) para a análise descritiva e fatorial. Resultados: Como resultado temos que o conjunto de variáveis apresentadas na pesquisa explicam 60,91% das habilidades e conhecimentos que os respondentes julgam necessários à atuação do contador. Contribuições: Como contribuições, ao reunir o conjunto de fatores, identificá-los e classificá-los sob a ótica dos estudantes, identifica-se como estes alunos têm compreendido a profissão contábil.
Downloads
Referências
Alves, P. M.,Silva, R. M.,Santos, S. S.,Rocha Neto, I. V.,Pinheiro, D. R. O.,Costa, J. E. S.,& Leal, E. A.(2017).Habilidade e competências requeridas pelo mercado de trabalho para o profissional de contabilidade em Minas Gerais. Revista Brasileira de Contabilidade em Minas Gerais,5(10),14-28.https://www.revistas.udesc.br/index.php/reavi/article/view/8376.
Azevedo, R. F. L.(2010).Percepção pública sobre os contadores:bemou mal na foto?[Dissertação de Mestrado,Universidade de São Paulo].
Cardoso, R. L.,Mendonça Neto, O. R.,& Oyadomari, J. C. (2010). Os estudos internacionais de competências e os conhecimentos, habilidades e atitudes do contador gerencial brasileiro: análises e reflexões. Brazillian Business Review, 7(3), 91-113. http://www.spell.org.br/documentos/ver/7818/os-estudos-internacionais-de-competencias-e-os-conhecimentos--habilidades-e-atitudes-do-contador-gerencial-brasileiro--%20analises-e-reflexos/i/pt-br.
Cardoso, R. L.,Riccio, E. L.,& Albuquerque, L. G. (2009). Competências do contador: um estudo sobre a existência de uma estrutura de interdependência. Rausp: Revista de Administração, 44(4), 365-379. http://www.spell.org.br/documentos/ver/4428/competencias-do-contador--um-estudo-sobre-a-existencia-de-uma-estrutura-de-interdependencia/i/pt-br.
Castro, C. C. T.(2012).As competências do contadorsob a perspectiva dos alunos formandos do curso de Ciências Contábeis da UFSC[Monografia de Graduação,Universidade Federal de Santa Catarina].
Conselho Internacional de Padrões de Educação Contábil (2014). Padrão Internacional de Educação Contábil de número 3 (IES3), de 2014. InFederação Internacional de Contadores. Dispõe sobre as habilidades profissionais a serem desenvolvidas ao longo da carreira do contador(x-x). http://www.ifac.org/system/files/publications/files/IAESB-IES-3-28Revised%29_0.pdf.
Creswell, J. W.(2010).O projeto de pesquisa. Porto Alegre: Artmed.
Dimnik, T.,&Felton, S.(2006).Accountant stereotypes in movies distributed in North America in the twentieth century. Accounting, Organizations and Society, 31(2), 129-155. https://doi.org/10.1016/j.aos.2004.10.001.
Hair, F. J.,Black, W. C.,Babin, B.,Anderson, R. E.,& Tathan, R. L. (2009). Análise multivariada de dados.Porto Alegre: Bookman.
Leal, E. A.,Miranda, G. J.,Araújo, T. S.,&Borges, L. F. M.(2014).Estereótipos na Profissão Contábil: a opinião de estudantes e do público externo no triângulo mineiro. Contabilidade, Gestão e Governança, 17(1), 134-153. http://www.spell.org.br/documentos/ver/31901/estereotipos-na-profissao-contabil--a-opiniao-de-estudantes-e-do-publico-externo-no-triangulo-mineiro/i/pt-br.
Leal, E. A.,Soares, M. A.,& Sousa, E. G. (2008). Perspectivas dos formandos do curso de ciências contábeis e as exigências do mercado de trabalho.Revista Contemporânea de Contabilidade, 5(10), 147-159. http://www.spell.org.br/documentos/ver/35380/perspectivas-dos-formandos-do-curso-de-ciencias-contabeis-e-as-exigencias-do-mercado-de-trabalho-/i/pt-br.
Lemes, D. F.,& Miranda, G. J.(2014).Habilidades profissionais do contador preconizadas pela IFAC: um estudo com profissionais da região do triângulo mineiro.Advances in Scientific and Applied Accounting, 7(2),293-316. http://www.spell.org.br/documentos/ver/32120/habilidades-profissionais-do-contador-preconizadas-pela-ifac--um-estudo-com-profissionais-da-regiao-do-triangulo-mineiro/i/pt-br.
Marin, T. I. S.,Lima, S. J.,& Nova, S. P. C. C. (2014). Formação do contador: oque o mercado quer, é o que ele tem? um estudo sobre o perfil profissional dos alunos de Ciências Contábeis da FEA-USP.Contabilidade Vista & Revista, 25(2),59-83. http://www.spell.org.br/documentos/ver/35248/formacao-do-contador-----o-que-o-mercado-quer--e-o-que-ele-tem--um-estudo-sobre-o-perfil-profissional-dos-alunos-de-ciencias-contabeis-da-fea-usp/i/pt-br.
Marôco, J. (2010). Análise de equações estruturais. Perô Pinheiro: ReportNumber.
Martins, J. V.,Martins, Z. B.,& Morais, M. L. S.(2020).Atributos e habilidades do profissional contábil e a importância de seus serviços para a tomada de decisão empresarial.Revista Mineira de Contabilidade,20(1),5-18. https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2019v20n1t01.
Miranda, V. L.,&Faria, J. A.(2016).Caricaturas e estereótipos do contador: como a imagem do profissional de contabilidade vem sendo veiculada em um jornal de grande circulaçãono Brasil?RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, 15(3), 1087-1116. http://www.spell.org.br/documentos/ver/42911/caricaturas-e-estereotipos-do-contador--como-a-imagem-do-profissional-de-contabilidade-vem-sendo-veiculada-em-um-jornal-de-grande-circulacao-no-brasil-/i/pt-br.
Nunes, I. V.,Silva, T. D.,Miranda, G. J., &Leal, E. A.(2014).A percepção dos estudantes de Ensino Médiosobre as responsabilidades de um contador. Universo Contábil, 10(4), 144-161. https://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/4213.
Ott, E.,Cunha, J. V. A.,Cornacchione Júnior, E. B.,&Luca, M. M. M. (2011). Relevância dos conhecimentos, habilidades e métodos instrucionais na perspectiva de estudantes e profissionais da área contábil: estudo comparativo internacional.Contabilidade & Finanças,22(57), 338-356. https://doi.org/10.1590/S1519-70772011000300007.
Pagnoncelli, L. C. (2016). Habilidades e competênciasdo contador: percepção de profissionais, docentes e acadêmicos[Monografia de Graduação,Universidade Tecnológica Federal do Paraná].
Pires, C. B.,Ott, E.,& Damacena, C. (2009). “Guarda-livros” ou “parceiros de negócios”? uma análise do perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho para contadores na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA).Contabilidade Vista & Revista, 20(3), 157-187.http://www.spell.org.br/documentos/ver/8123/---guarda-livros----ou----parceiros-de-negocios-----uma-analise-do-perfil-profissional-requerido-pelo-mercado-de-trabalho-para-contadores-na-regiao-metropolitana-de-porto-alegre--rmpa-/i/pt-br.
Plumlee, D. H.,Kachelmeier, S. J.,Madeo, S. A.,Pratt, J. H.,& Krull, G.(2005).Report of the AAA/AAPLG ad hoc committee to assess the supply and demand for accounting Ph.D.s. New York: American Accounting Association. http://docplayer.net/8349536-Supply-and-demand-for-accounting-ph-d-s.html.
Resolução nº10, de16 de dezembro de2004.(2004).Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e dá outras providências. Brasília. 2004. Recuperado em 1º demarçode2021,de http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12991.
Ribeiro, S.,Tisott, S. T.,Schuh, C.,Araújo, T. S.,& Francisco, A. L.(2021).Fatores constitutivos da escolha pela graduação de Ciências Contábeis. Gual:Gestão Universitária na América Latina,14(2), 165-186.https://doi.org/10.5007/1983-4535.2021.e76165.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Silvio Paula Ribeiro, Sirlei Tonello Tisott , Ronaldo Pereira Ozuna
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.