Diagnóstico dos meios utilizados pela Instituição de Ensino Superior para geração do capital social regional
DOI:
https://doi.org/10.5965/2316419008122019061Palavras-chave:
Capital Social Regional, Instituição de Ensino Superior, Vale do TaquariResumo
O ambiente concorrencial que as organizações estão enfrentando necessita que a resposta das suas ações tenha como elementos primordiais a receita e o lucro. Entretanto, há organizações de ensino que se configuram como sendo comunitárias, onde o envolvimento com a comunidade é também um elemento primordial. Essa relação com diversos atores possibilita a geração de Capital Social Regional (CSR), aspecto essencial para este tipo de organização. Diante disso, o estudo propõe-se a analisar como o capital social pode ser gerado por uma Instituição de Ensino Superior (IES) comunitária a fim de contribuir para o desenvolvimento regional. Para o desenvolvimento do estudo, o método utilizado foi a abordagem qualitativa e exploratória, utilizando procedimentos técnicos do tipo fontes secundárias, por meio de dois conjuntos de artigos coletados das bases EBSCO e SPELL, levantamentos bibliográficos sobre o assunto, análise de conteúdo e documentos internos da organização estudada. Como resultados desse estudo são apresentados aspectos que demonstram a importância de uma IES comunitária na promoção do CSR, confirmando ainda a sua missão como ator na contribuição do desenvolvimento regional.
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