CAMINHOS E PASSAGENS QUE PODEM SER ABERTOS PELOS LIVROS: diálogos entre a geografia e a literatura no ensino fundamental
Resumo
O presente texto reflete sobre as práticas de interação pedagógica da geografia, no intuito de buscar uma ação docente que traga o cotidiano dos alunos para a sala de aula, superando a fragmentação dos saberes e a mera transmissão do conhecimento, oportunizando, dessa forma, múltiplas aprendizagens. Nesse sentido, o diálogo entre a geografia e a literatura mostrou-se como uma possibilidade que permite refletir sobre a condição humana, ampliar a rede de relações construída pelos alunos, além de aguçar a curiosidade. A metodologia utilizada baseou-se na escuta, na observação e na análise das atividades durante a interação proposta pela prática. Ela foi realizada em duas turmas do Ensino Fundamental, uma de escola particular e outra da rede pública municipal, ambas localizadas em Lajeado. O trabalho desenvolvido e os dados coletados são discutidos e avaliados com base nas reflexões teóricas de Helena Callai, Nestor André Kaercher, Edgar Morin, Nelson Rego, Neiva Schäffer, Antonio Carlos Castrogiovanni, entre outros. A prática pedagógica proposta promoveu o envolvimento dos alunos e possibilitou a constatação de que a geografia escolar pode auxiliar na leitura do mundo de forma plural, contraditória e dinâmica, além de oportunizar a religação dos saberes. Palavras-chave: Geografia Escolar. Práticas Pedagógicas. Ação Docente. Condição Humana. Leitura do Mundo.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista PerCursos.

A PerCursos está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
COPYRIGHT STATEMENT
The papers published by the journal are free of charge, being intended for educational and non-commercial applications. The papers’ copyrights are all assigned to the magazine. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the periodical PerCursos.
PerCursos is licensed under a Creative Commons Attribution - Noncommercial -NoDerivs 4.0 International License.