Dinâmicas territoriais e crise no transporte público regional catarinense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/19847246262025e0302

Palavras-chave:

transporte rodoviário intermunicipal de passageiros, interações espaciais, integração territorial, mobilidade, acessibilidade

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a dinâmica territorial recente do transporte rodoviário intermunicipal de passageiros em Santa Catarina, central para a acessibilidade e mobilidade nas escalas regional e da rede urbana. O estudo investiga a organização espacial desse serviço público e as interações espaciais por ele produzidas, destacando-se a relevância para a integração territorial. A pesquisa parte do ferramental teórico crítico da ciência geográfica, alicerçado no método da formação socioespacial, combinando metodologias qualitativas e quantitativas, incluindo trabalho de campo. Conclui-se que o serviço em questão é central para a integração regional, embora enfrente desafios, exigindo a ação do Estado. Inovações institucionais e o efetivo planejamento são urgentes para uma logística territorial renovada. Apesar das contradições, como o seu caráter fragmentário e a estrutura normativa precária, o serviço continua sendo um suporte de fundamental importância à mobilidade da população em Santa Catarina.

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Biografia do Autor

João Henrique Zoehler Lemos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Geografia na  Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Professor substituto da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

30-06-2025

Como Citar

LEMOS, João Henrique Zoehler. Dinâmicas territoriais e crise no transporte público regional catarinense. PerCursos, Florianópolis, v. 26, p. e0302, 2025. DOI: 10.5965/19847246262025e0302. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/26742. Acesso em: 11 jul. 2025.

Edição

Seção

Dossiê 2025/3 "VII Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade"