A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO EM GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: notas de uma experiência
Resumo
A dificuldade em encontrar um diálogo entre a Universidade e a Educação Básica é uma das reclamações frequentes, principalmente entre os professores do Ensino Fundamental ou Médio. Por seu turno, o estímulo à pesquisa fica restrito à universidade. Assim, buscou-se a partir de um projeto de extensão, fazer esta interlocução entre professores que trabalham com a formação docente e os professores que atuam em unidades de ensino básico. Este diálogo se deu na produção de material didático-pedagógico a partir de algumas dificuldades encontradas pelos professores de geografia. Normalmente tais professores têm o livro didático como única ferramenta para transmitir os conteúdos aos alunos, o que torna, por vezes, as aulas de geografia pouco estimulantes aos alunos (e aos professores). A ideia e o material produzido foram pautados nas necessidades de alunos e professores e tinham que ser significativos para os agentes envolvidos. Dessa forma, seguindo os pressupostos da geografia crítica, a metodologia do trabalho se constituiu na construção de materiais e atividades pedagógicas para a disciplina de geografia, de forma integrada, num círculo entre universidade-escola e vice-versa. Portanto, o objetivo foi produzir material didático-pedagógico para estudantes do Ensino Fundamental numa escola da rede oficial de ensino de Florianópolis, Santa Catarina. Como resultado da experiência, o projeto se mostrou viável e ficou claro também que a aproximação da Universidade com a Escola Básica é necessária e possível. O objetivo do artigo é expor como se deu o processo de construção de material didático. Palavras-Chave: Escola Básica. Material didático-pedagógico. Geografia.Downloads
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