A construção de consensos em torno do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares a partir de seu manual e diretrizes orientadoras: em busca da formação ético-moral perdida
DOI:
https://doi.org/10.5965/19847246252024e0216Palavras-chave:
programa nacional de escolas cívico-militares, consenso, formação ético-moralResumo
O presente texto discute a centralidade que o discurso da formação ético-moral tem na construção de consensos em torno do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares. Para tanto, analisa os dois principais documentos que orientam a implementação do programa e que indicam os princípios por ele defendidos: o Manual das Escolas Cívico-militares e as Diretrizes das Escolas Cívico-militares. A análise é realizada à luz das categorias gramscianas de consenso, vontade coletiva, formação ético-moral e hegemonia. Os resultados mostram que os documentos destacam a importância da retomada de valores cívicos que, supostamente, teriam perdido centralidade na formação dos estudantes. Defendem, portanto, a formação de bons comportamentos e atitudes, procurando construir uma nova racionalidade formativa nas escolas.
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