Revisitando o conceito de patrimônio geológico: pela superação da dicotomia entre o natural e o cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/19847246242023e0502

Palavras-chave:

memória, geopatrimônio, geoparques, paisagem cultural, geoconservação

Resumo

O patrimônio geológico, entendido como um conceito emergente, tem se ampliado consideravelmente no debate acadêmico desde a década de 1990. Entretanto, é comumente abordado como um objeto autônomo a outras categorias patrimoniais, como a natural e a cultural. Além disso, permanecem constantes as tentativas de torná-lo mais integrado à sociedade em geral, buscando modos de “traduzir” a linguagem geológica ao público leigo. Levando essas problemáticas em consideração, este artigo possui como objetivo discutir o conceito de patrimônio geológico e seus significados, propondo uma interpretação que ressalte os seus vínculos e conexões com o chamado patrimônio cultural e que o considere para além do objeto geológico em si. Para cumprir esse objetivo, o artigo está baseado em uma investigação teórica e qualitativa que parte de uma retomada histórica sobre o termo “patrimônio” e busca em suas raízes dados para pensar o modo que este é interpretado contemporaneamente. Em seguida, é explorada a emergência do patrimônio geológico e suas profundas relações e convergências com o chamado patrimônio cultural. Por fim, é exposta uma breve recuperação da experiência brasileira com a chancela de Paisagem Cultural e sua afinidade com as temáticas dos Geoparques e do patrimônio geológico.

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Biografia do Autor

Isabella Maria Beil, Universidade de São Paulo

Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo – USP. Doutoranda em Geografia Humana na Universidade de São Paulo – USP.

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Publicado

2023-03-31

Como Citar

BEIL, Isabella Maria. Revisitando o conceito de patrimônio geológico: pela superação da dicotomia entre o natural e o cultural. PerCursos, Florianópolis, v. 24, p. e0502, 2023. DOI: 10.5965/19847246242023e0502. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/22871. Acesso em: 29 mar. 2024.

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