A UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL E SUA PROPOSTA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS <EM> THE UNIVERSITY OF THE STATE OF MATO GROSSO DO SUL (UEMS) AND ITS PROJECT FOR THE TRAINING OF INDIGENOUS TEACHERS </EM>
Resumo
O nosso imenso país conta com uma vasta diversidade étnica e racial, dentre elas os povos indígenas. No Estado de Mato Grosso do Sul há nove diferentes etnias. O interessante de tudo isto é que a luta histórica desses povos fez com que seus direitos relacionados à interculturalidade, língua materna, dentre outros, fossem assegurados em lei. Protagonistas de sua história, os índios sulmatogrossenses deram um salto significativo, conquistando não apenas o respaldo legal para seus direitos, mas também os colocando em prática. No município de Amambai, localizado no estado de Mato Grosso do Sul há três aldeias das etnias Guarani e Kaiowá, com uma população estimada em 8.000 (oito mil) índios, dentre elas duas escolas indígenas, tendo como atores 80% (oitenta por cento) de professores indígenas, habilitados em cursos específicos, sendo o Ará Verá, oferecido pela Secretaria de Estado de Educação e o Normal Superior Indígena que foi oferecido pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul na Unidade de Amambai. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é o de análise em três diferentes aspectos relacionados à Educação Escolar Indígena. No primeiro faremos uma abordagem histórica da legislação federal, a partir da Constituição Federal de 1988, a qual sinaliza os avanços legais relacionados à educação escolar indígena; a seguir analisaremos a proposta de formação de professores da etnia Guarani e Kaiowá oferecida pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, através do curso Normal Superior Indígena e, no terceiro mostraremos como se encontra a educação escolar indígena no município de Amambai/MS. Palavras- Chave: Formação de Professores; Educação Escolar Indígena; Constituição Federal.Downloads
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