Educação polar e contação de histórias: as narrativas dos “Casos de Antártica”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724623522022395

Palavras-chave:

Antártica, ensino polar, ensino remoto

Resumo

A Antártica é um relevante continente a ser estudado, porém, muitas vezes, é carregado de mitos e de desinformações a seu respeito. Assim, contar histórias digitalmente (DST, em inglês) sobre a Antártica pode colaborar com o processo de ensino-aprendizagem, já que é necessário buscar dados para o desenvolvimento do enredo. Para tanto, os objetivos desta pesquisa são (i) apresentar a metodologia de criação de um curso de extensão sobre a Antártica, de forma totalmente remota; (ii) descrever o conteúdo dos vídeos elaborados – chamados de Casos de Antártica; e (iii) analisar os Casos de Antártica, elaborados pelos alunos, com o método DST. O curso de extensão foi desenvolvido em quatro encontros síncronos, contando com a participação de 25 alunos. Para a realização da proposta, foi organizado material audiovisual, teórico e jogos de revisão do conteúdo. A criação de Casos de Antártica pelos participantes ocorreu de forma assíncrona. As histórias apresentadas pelos participantes envolveram aspectos físicos do continente, a fauna local, aspectos migratórios e conceitos cartográficos, itens trabalhados durante o curso Casos de Antártica. Destaca-se o êxito no método adotado, embora o ensino remoto com sua sobrecarga de atividades tenha impossibilitado a finalização do curso para a maioria dos participantes. Por fim, o curso proporcionou a construção de conhecimento pelos cursistas, podendo contribuir com vivências e memórias que serão utilizadas na sua carreira docente e destinadas a efetivação do ensino polar nas escolas.

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Biografia do Autor

Carina Petsch, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professora da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Natália Lampert Batista, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Professora da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

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Publicado

2022-08-31

Como Citar

PETSCH, Carina; BATISTA, Natália Lampert. Educação polar e contação de histórias: as narrativas dos “Casos de Antártica”. PerCursos, Florianópolis, v. 23, n. 52, p. 395–422, 2022. DOI: 10.5965/1984724623522022395. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/21177. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua