A EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades de formação <EM> COUNTRYSIDE EDUCATION AND TEACHING OF HISTORY: possibilities of qualification </EM>

Autores

  • Ramofly Bicalho dos Santos UFRRJ

Resumo

Nosso objetivo é refletir sobre o ensino de história e a educação do campo atrelada aos fatores culturais, políticos e sociais que influenciam as diferentes etapas e processos históricos de produção dos saberes, resgatando a formação docente e as transformações atuais da educação, como possibilidades de expressão da gestão democrática e emancipatória. O ensino de história, na perspectiva da reconstrução de valores, constitui-se em mecanismo para fazer emergir os sonhos e as esperanças dos trabalhadores rurais, num projeto coerente com a realidade de vida desses sujeitos do campo que valorizam a escola como local de construção da cidadania plena, contrária às ações reprodutivistas e produtora das desigualdades. A escola envolvida na luta pela inclusão social e a defesa dos direitos humanos. Que busque a igualdade, o direito a terra e saiba lidar com a diferença. Dessa forma, a produção escrita e oral dos professores de história, buscará evidências nos processos de formação, nas experiências educativas, nas diferentes possibilidades de olhar a realidade e de pensar a si mesmo enquanto protagonistas de suas histórias individuais e coletivas, problematizando a realidade do campo, o ensino de história e organizando as inúmeras possibilidades do pensamento crítico, através de constante troca e produção dos diversos saberes. Nossa intenção é mostrar que o ensino de história e a luta por uma educação do campo, passa pelo enfrentamento das cercas impostas pela escola tradicional, com projetos autoritários e deslocados da realidade do campo. Essas cercas quando derrubadas simbolizam respeito, organização e valorização dos movimentos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-06-27

Como Citar

BICALHO DOS SANTOS, Ramofly. A EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades de formação <EM> COUNTRYSIDE EDUCATION AND TEACHING OF HISTORY: possibilities of qualification </EM>. PerCursos, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 183 – 191 183 , 2011. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2032. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua