Uma história de mulheres: Svetlana Aleksiévitch e a disputa pela memória

Autores

  • Larissa Júlia Paludo Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Gerson Wasen Fraga Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724620422019105

Resumo

O artigo busca problematizar, através da obra A guerra não tem rosto de mulher, da ucraniana Svetlana Aleksiévitch, questões envolvendo a construção da memória, a oralidade e as relações de poder atreladas ao gênero. Assim, após uma breve introdução na qual nos deteremos sobre tópicos que envolvem a memória e a historiografia, partiremos para uma análise das memórias femininas trazidas na obra citada à luz da teoria, valendo-nos de conceitos como o de “memória subterrânea” a partir de Maurice Halbwachs e Michael Pollak em seu clássico trabalho Memória, Esquecimento e Silêncio, além de diálogos com outros teóricos que se ocupam da questão, como François Hartog, Pierre Nora e Alessandro Portelli. Em um terceiro momento, produziremos uma reflexão acerca das formas com que as memórias trazidas pela autora são atravessadas por questões de identidade e poder, promovendo um controle social e um discurso oficial a respeito destas.

Palavras-chave: Memória. Mulheres Segunda Guerra Mundial. Svetlana Aleksiévitch

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Biografia do Autor

Larissa Júlia Paludo, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Jornalista pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestranda do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim.

Gerson Wasen Fraga, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Professor Associado I da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2019-08-21

Como Citar

PALUDO, Larissa Júlia; FRAGA, Gerson Wasen. Uma história de mulheres: Svetlana Aleksiévitch e a disputa pela memória. PerCursos, Florianópolis, v. 20, n. 42, p. 105–128, 2019. DOI: 10.5965/1984724620422019105. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724620422019105. Acesso em: 5 out. 2024.