Saneamento básico e sustentabilidade: possibilidades educativas na contemporaneidade

Autores

  • Mariana Mostardeiro de Aguiar PPGECIM-ULBRA
  • Rossano André Dal-Farra Programa de Pós-GRaduação em Ensino de Cências e MAtemática da ULBRA
  • Cristine Santos de Souza da Silva Engenharia Civil da Universidade Luterana do Brasil.
  • Ricardo Ângelo Dal-Farra Engenharia Civil - ULBRA.

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724619412018107

Resumo

O

O presente artigo tem como objetivo apresentar um conjunto de experiências e reflexões a respeito da necessidade de conjugar as medidas estruturais da engenharia com processos educacionais contextualizados para a implantação e sucesso de medidas voltadas ao saneamento básico. As concepções e percepções de estudantes e docentes relacionadas ao tema e as repercussões na comunidade do entorno foram analisadas de forma articulada com as necessidades contemporâneas do país em relação aos âmbitos deste crucial componente da vida urbana. O texto foi construído com base no cotejamento de resultados de pesquisas e ações e vivências educacionais realizadas desde o ano de 2015, e os resultados apontam para a necessária sensibilização da população no que tange às diferentes dimensões do saneamento básico, assim como uma ressignificação dos mananciais hídricos e do seu papel na qualidade de vida e no ambiente natural.

Palavras-chave: Sustentabilidade. Educação Ambiental. Educação Sanitária.

Biografia do Autor

Mariana Mostardeiro de Aguiar, PPGECIM-ULBRA

Mestranda PPGECIM-ULBRA

Rossano André Dal-Farra, Programa de Pós-GRaduação em Ensino de Cências e MAtemática da ULBRA

Doutor em Educação. Professor Adjunto com Doutorado.

Cristine Santos de Souza da Silva, Engenharia Civil da Universidade Luterana do Brasil.

Bióloga. Mestre em Engenharia. Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática no PPGECIM-ULBRA

Ricardo Ângelo Dal-Farra, Engenharia Civil - ULBRA.

Engenheiro Agrícola. Mestre em Engenharia.

Downloads

Publicado

2019-03-11

Como Citar

Aguiar, M. M. de, Dal-Farra, R. A., Silva, C. S. de S. da, & Dal-Farra, R. Ângelo. (2019). Saneamento básico e sustentabilidade: possibilidades educativas na contemporaneidade. PerCursos, 19(41), 107 - 124. https://doi.org/10.5965/1984724619412018107