Desenvolvimento e meio ambiente: a construção do município de Rio Grande (RS/Brasil) como uma zona de sacrifício
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984724619412018050Resumo
O presente artigo debate o processo de imposição da desigualdade ambiental no município do Rio Grande, extremo sul do Brasil. Utiliza-se de revisão bibliográfica e demonstra como as comunidades vizinhas ao Porto do Rio Grande e ao Distrito Industrial sofrem com a imposição dos impactos ambientais negativos que geram danos à saúde e ao ambiente (ar, água e solo). Ainda se evidencia a existência de incentivos (fiscais e outros) por parte do Estado para a instalação de empreendimentos com alto potencial poluidor no município ao longo de sua história. Defende-se que essa situação impulsionou a criação de uma zona de sacrifício que se complexifica a cada ano, tendo como principal marca a injustiça ambiental.
Palavras-chave: Desenvolvimento Econômico. Desigualdade Ambiental. Saúde. Meio Ambiente. Aspectos Ambientais. Rio Grande.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista PerCursos.

A PerCursos está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
COPYRIGHT STATEMENT
The papers published by the journal are free of charge, being intended for educational and non-commercial applications. The papers’ copyrights are all assigned to the magazine. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the periodical PerCursos.
PerCursos is licensed under a Creative Commons Attribution - Noncommercial -NoDerivs 4.0 International License.