A experiência de um grupo focal na elaboração de um material de combate à intolerância religiosa

Autores

  • Carolina Barcellos Ferreira Professora de História da rede municipal do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724618382017196

Resumo

O presente trabalho visa analisar e refletir, a partir da experiência de um grupo focal formado por nove alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental, a questão da intolerância religiosa dentro e fora da sala de aula. Avaliando excertos do caderno de campo utilizado na elaboração de um material pedagógico de História denominado “Religiosidades nos museus”, desenvolvido durante o mestrado profissional em Ensino de História, podemos refletir sobre as vivências, estranhamentos e dúvidas dos jovens brasileiros em relação às religiosidades no Brasil e de como tais experiências impactam o cotidiano escolar.

 

Palavras-chave: Educação Básica. Intolerância Religiosa. Grupo Focal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Barcellos Ferreira, Professora de História da rede municipal do Rio de Janeiro.

Mestre em Ensino de História pelo programa – ProfHistória da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Professora de História da rede municipal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

FERREIRA, Carolina Barcellos. A experiência de um grupo focal na elaboração de um material de combate à intolerância religiosa. PerCursos, Florianópolis, v. 18, n. 38, p. 196–207, 2017. DOI: 10.5965/1984724618382017196. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724618382017196. Acesso em: 21 nov. 2024.