A experiência de um grupo focal na elaboração de um material de combate à intolerância religiosa

Autores

  • Carolina Barcellos Ferreira Professora de História da rede municipal do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724618382017196

Resumo

O presente trabalho visa analisar e refletir, a partir da experiência de um grupo focal formado por nove alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental, a questão da intolerância religiosa dentro e fora da sala de aula. Avaliando excertos do caderno de campo utilizado na elaboração de um material pedagógico de História denominado “Religiosidades nos museus”, desenvolvido durante o mestrado profissional em Ensino de História, podemos refletir sobre as vivências, estranhamentos e dúvidas dos jovens brasileiros em relação às religiosidades no Brasil e de como tais experiências impactam o cotidiano escolar.

 

Palavras-chave: Educação Básica. Intolerância Religiosa. Grupo Focal.

Downloads

Biografia do Autor

Carolina Barcellos Ferreira, Professora de História da rede municipal do Rio de Janeiro.

Mestre em Ensino de História pelo programa – ProfHistória da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Professora de História da rede municipal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

19-12-2017

Como Citar

FERREIRA, Carolina Barcellos. A experiência de um grupo focal na elaboração de um material de combate à intolerância religiosa. PerCursos, Florianópolis, v. 18, n. 38, p. 196–207, 2017. DOI: 10.5965/1984724618382017196. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724618382017196. Acesso em: 9 abr. 2025.