O ensino médio em disputa: a perspectiva política e ideológica da Folha de S. Paulo

Autores

  • Jéferson Silveira Dantas UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Felipe Ferreira da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724618362017259

Resumo

Este breve artigo procura analisar a perspectiva política e ideológica do jornal Folha de S. Paulo, especialmente no que se refere a uma das etapas da Educação Básica (Ensino Médio), por meio da parceria do jornal com institutos e grupos ligados a bancos privados, como é o caso do Unibanco. Como desdobramentos destas parcerias, o veículo midiático tem defendido em seus editoriais a meritocracia e o bônus por desempenho docente nos territórios educativos públicos.

 

Palavras-chave: Folha de S. Paulo. Ensino Médio. Currículo e Avaliação Escolar.

Biografia do Autor

Jéferson Silveira Dantas, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Jéferson Dantas (1973-), natural de Bagé/RS, Bacharel e Licenciado em História, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor no Departamento de Estudos Especializados em Educação do Centro de Ciências da Educação da UFSC.

Felipe Ferreira da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Graduando do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), sob a orientação do Professor Doutor Jéferson Silveira Dantas (EED/CED/UFSC).

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Publicado

2017-07-12

Como Citar

Dantas, J. S., & Silva, F. F. da. (2017). O ensino médio em disputa: a perspectiva política e ideológica da Folha de S. Paulo. PerCursos, 18(36), 259 - 276. https://doi.org/10.5965/1984724618362017259