Educação em saúde: um estudo sobre o consumo de bebidas alcoólicas por alunos de EJA na região metropolitana de Porto Alegre

Autores

  • Fernanda Carneiro Leão Gonçalves Doutoranda no PPGECIM-ULBRA
  • Rossano André Dal-Farra Programa de Pós-Graduação em Ensino de Cências e Matemática da ULBRA

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724618362017214

Resumo

Diante da escassez de estudos com Educação de Jovens e Adultos a respeito do consumo de bebidas alcóolicas, foram realizadas ações envolvendo visitas e entrevistas com o corpo diretivo e professores visando à construção de práticas educativas envolvendo a exposição dialogada, a aplicação de instrumentos de coleta de dados e rodas de debate entre alunos e pesquisadores de uma escola da Região Metropolitana de Porto Alegre. A partir dos pressupostos da pesquisa participante, foi realizada uma abordagem qualitativa. Constatou-se que os alunos atribuem como maiores motivos para o consumo do álcool fatores relacionados à curiosidade, necessidade de vencer a timidez, problemas de ordem familiar e financeira. Em relação aos efeitos da substância sobre o organismo, a ênfase foi em relação aos prejuízos hepáticos e renais, desconhecendo o efeito sistêmico do consumo sobre o organismo como um todo. Os estudantes ressaltaram ainda as questões comportamentais relacionadas à violência doméstica e às mortes no trânsito. Em relação à percepção dos professores sobre o que os alunos acham sobre o consumo de álcool, circulam entendimentos de que eles “não pensam, apenas consomem” e que este consumo é uma prática habitual do dia a dia. De forma geral, é nítida a necessidade de construir práticas educativas adequadas para a Educação em Saúde na EJA a partir do reconhecimento das concepções e conhecimentos prévios dos estudantes de cada ambiente de ensino e das peculiaridades encontradas em cada escola.

 

Palavras-chave: Bebidas alcoólicas-Consumo. Ensino de Ciências. Educação em Saúde. Educação de Jovens e Adultos. Alcoolismo.

Biografia do Autor

Fernanda Carneiro Leão Gonçalves, Doutoranda no PPGECIM-ULBRA

Graduada em Ciências Biológicas. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática. Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática na ULBRA.

Rossano André Dal-Farra, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Cências e Matemática da ULBRA

Doutor em Educação. Professor Adjunto com Doutorado. Orientação de Teses e Dissertações no PPGECIM-ULBRA.

Downloads

Publicado

2017-07-12

Como Citar

Gonçalves, F. C. L., & Dal-Farra, R. A. (2017). Educação em saúde: um estudo sobre o consumo de bebidas alcoólicas por alunos de EJA na região metropolitana de Porto Alegre. PerCursos, 18(36), 214 - 232. https://doi.org/10.5965/1984724618362017214