Risco, desastre e educação ambiental: a terceira margem do rio Doce
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984724618362017066Resumo
Em 2015, a população da bacia hidrográfica do rio Doce foi surpreendida pelo desastre provocado pelo rompimento da barragem de rejeitos de Fundão, de responsabilidade da mineradora Samarco (Vale/BHP Billiton), o que alterou as condições ambientais e a vida de pessoas e grupos. Esse é o contexto deste artigo, de cunho bibliográfico, que estabelece um diálogo entre os campos da geografia e da educação ambiental, e tem como objetivo refletir sobre a intencionalidade de se pautar, nas práticas escolares, estudos sobre redução dos riscos de desastres (RRD). A análise, sustentada na literatura sobre riscos, na reflexão sobre os impactos desse evento para a população e no saber ambiental, indica possibilidades para que a temática passe a compor os currículos escolares. As conclusões do estudo apontam para a necessidade de atenção para a degradação ambiental e para a inclusão efetiva de estudos sobre riscos de desastres na pauta das políticas públicas no campo da educação com vistas à prevenção, à atuação crítica e à melhoria das condições de vida, em uma perspectiva ambiental.
Palavras-chave: Risco. Desastre. Educação Ambiental. Rio Doce.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista PerCursos.

A PerCursos está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
COPYRIGHT STATEMENT
The papers published by the journal are free of charge, being intended for educational and non-commercial applications. The papers’ copyrights are all assigned to the magazine. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the periodical PerCursos.
PerCursos is licensed under a Creative Commons Attribution - Noncommercial -NoDerivs 4.0 International License.