Experiências da prática docente na educação comunitária com jovens e adultos dentro do Projeto Integrar, em Florianópolis/SC

Autores

  • Kleicer Cardoso Rocha Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724617332016117

Resumo

Esse artigo é parte da pesquisa de mestrado, que vem sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), na linha de pesquisa Geografia em Processos Educativos. Atualmente, encontra-se em fase de coleta de dados, na qual está se realizando um diagnóstico dos conhecimentos prévios dos estudantes ingressantes no Projeto Integrar em 2014/2015 (260 estudantes), bem como, levantamento e revisão do referencial bibliográfico. Objetiva-se socializar uma experiência vivida no movimento de educação comunitária “Projeto de Educação Comunitária Integrar” da prática docente dos educadores, principalmente na área de geografia, para o público da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Compreende-se que a partir da realidade do cotidiano dos trabalhadores estudantes, os conteúdos tornam-se mais significativos para o processo de ensino-aprendizagem do estudante da EJA. Para isso, a formação docente tem um caráter importante, a fim que de os educadores possam criar estratégias metodológicas para a aprendizagem dos jovens e adultos. Portanto, conseguir o caráter emancipatório que a educação popular almeja.

 

Biografia do Autor

Kleicer Cardoso Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Geografia pela FAED/UDESC, mestrando em Geografia no PPGG/UFSC na linha de pesquisa Geografia em processos educativos, Professor ensino fundamental II Colégio de Aplicação da Univali - Campus Tijucas e educador popular no Projeto Integrar com o público da EJA.

Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

Licenciada em Geografia; Mestre em Educação; Doutora em Geografia; Professora da área do ensino de Geografia, supervisora de estágios do curso de Geografia Licenciatura da FAED/UDESC; Coordenadora do LEPEGEO – Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia; membro do LABTATE/UFSC; Coordenadora PIBID Geografia da FAED/UDESC; Professora do curso de Pós-Graduação em Geografia da UFSC; Professora do curso de Pós-Graduação em Educação da FAED/UDESC.

Downloads

Publicado

2016-07-22

Como Citar

Rocha, K. C., & Martins, R. E. M. W. (2016). Experiências da prática docente na educação comunitária com jovens e adultos dentro do Projeto Integrar, em Florianópolis/SC. PerCursos, 17(33), 117 -. https://doi.org/10.5965/1984724617332016117

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua