O ProJovem Urbano e as juventudes

Autores

  • Samira de Moraes Maia Vigano Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724616312015159

Resumo

Trata-se de um artigo que busca contextualizar quem são os jovens que fizeram parte do Programa Nacional de Inclusão – ProJovem Urbano, com base no entendimento das juventudes. Destacam-se os aspectos mais relevantes ocorridos do programa em Santa Catarina, no período de 2008 a 2012. Objetiva-se trazer para debate as relações vivenciadas nas identidades juvenis, tendo em vista o entendimento e o reconhecimento das diversas juventudes. Inicia-se descrevendo o programa, o público alvo, carga horária, benefícios e o currículo. O ProJovem Urbano é um programa de elevação de escolaridade em nível fundamental, que engloba a qualificação profissional e a participação cidadã, com a finalidade de integrar três dimensões consideradas importantes para todos os sujeitos – educação, trabalho e cidadania. Em um segundo momento do texto, o debate sobre juventudes traz uma relação direta com o cotidiano dos alunos e alunas, a partir dos dados coletados no decorrer do programa. O perfil dos estudantes será descrito e debatido junto com referenciais teóricos que subsidiem uma melhor compreensão dos resultados obtidos.

Biografia do Autor

Samira de Moraes Maia Vigano, Universidade Federal de Santa Catarina

Pedagoga pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC, 2006). Com experiência na área de Educação e Formação de Educadores, educação popular, movimentos sociais, políticas públicas e EJA. Durante a graduação participou como bolsista de pequisa Probic-Pibic. Está vinculada ao grupo de pesquisa do CNPQ de Educação de Jovens e Adultos - EPEJA/UFSC. Atua em uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), na coordenação pedagógica. Têm duas Pós Graduações Lato Sensu, uma na área de Gestão Educacional/ Metodologia do Ensino Interdisciplinar (Faculdades Dom Bosco - DB, 2007), e a outra em Educação de Jovens e Adultos e Educação na Diversidade (Universidade Federal do Estado de Santa Catarina - UFSC, 2012). Mestra em Educação, na Linha de Ensino e Formação de Educadores (UFSC, 2014) e doutoranda da Universidade Federal de Santa Catarina (2015/2019). Tutora Presencial do curso de especialização em Gênero e Diversidade na Escola - CFH/UFSC.

Downloads

Publicado

2015-11-05

Como Citar

Vigano, S. de M. M. (2015). O ProJovem Urbano e as juventudes. PerCursos, 16(31), 159 -. https://doi.org/10.5965/1984724616312015159