Modelagem matemática (MM) na educação de jovens e adultos (EJA): contribuições a partir de um metaestudo

Autores

  • Tiago Emanuel Klüber Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Gabriele de Sousa Lins Mutti Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Marcio Virginio da Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724616312015083

Resumo

O número de publicações sobre a Educação Matemática de Jovens e Adultos ainda é tímido no país. Situação análoga pode ser atribuída quando diz respeito a pesquisas que relacionem o ensino da Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) às tendências da Educação Matemática, no caso específico, a Modelagem Matemática. Esse cenário favorece iniciativas como a da metapesquisa que ora apresentamos, cuja intenção é responder: O que dizem os artigos publicados na Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, CNMEM, sobre Modelagem Matemática na EJA? Dessa forma, o presente estudo foi estabelecido sob a abordagem qualitativa de pesquisa, segundo uma visão fenomenológico-hermenêutica. O material analisado é decorrente dos anais de cinco conferências. Os resultados revelaram, entre outros aspectos, que a Modelagem Matemática é uma tendência de ensino compatível com as necessidades dos estudantes da EJA e com a flexibilidade curricular dessa modalidade de ensino, além de mostrar a necessidade de maior disseminação de pesquisas com esse foco no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Emanuel Klüber, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Programa de Pós-Graduação strictu sensu em Ensino e Programa de Pós-Graduação em Educação.

Gabriele de Sousa Lins Mutti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Programa de Pós-Graduação em Ensino

Marcio Virginio da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Programa de Pós-Graduação em Educação

Downloads

Publicado

2015-11-05

Como Citar

KLÜBER, Tiago Emanuel; MUTTI, Gabriele de Sousa Lins; DA SILVA, Marcio Virginio. Modelagem matemática (MM) na educação de jovens e adultos (EJA): contribuições a partir de um metaestudo. PerCursos, Florianópolis, v. 16, n. 31, p. 83 – 117, 2015. DOI: 10.5965/1984724616312015083. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724616312015083. Acesso em: 23 abr. 2024.