Psicologia escolar crítica e formação continuada de professores na EJA: um espaço de co-construção
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984724616312015059Resumo
As práticas pedagógicas da escola tradicional têm excluído, ao longo da história, milhares de pessoas que não se adéquam ao seu caráter homogeneizante de aprender e se comportar. Diante disso, a educação de jovens e adultos tem um importante papel que é o de contribuir para que essas pessoas possam se apropriar dos conhecimentos historicamente produzidos, garantindo a sua humanização. Isto posto, o trabalho ora apresentado, trata-se de um relato de experiência que teve como finalidade contribuir com a formação dos professores e coordenadores da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação de um município de Santa Catariana. O trabalho foi realizado ao longo do ano de 2014 e contou com diferentes estratégias de intervenção profissional, a saber: formação em serviço no cotidiano escolar de um núcleo de EJA; Plantões Institucionais realizados na universidade para os coordenadores de todos os núcleos e assessoria à coordenação geral de EJA do município. Visando construir um processo de formação de professores realizado “com” os professores e coordenadores e não “para” eles, partimos da vivência cotidiana dos mesmos, tendo em vista a peculiaridade da proposta pedagógica, que institui a Pesquisa como Princípio Educativo, por meio do trabalho transdisciplinar dos professores. Foi possível verificar a importância da criação de espaços formativo-reflexivos para a formação humana e técnica de professores e coordenadores, assim como para alinhar as práticas organizacionais aos princípios filosóficos que norteiam a proposta pedagógica.
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