Educação das relações étnico-raciais na educação infantil: uma proposta, múltiplas possibilidades <em>DOI: 10.5965/198472461426201340</em>

Autores

  • Eduarda Souza Gaudio Universidade Federal de Santa Catarina
  • Thaís Regina de Carvalho Universidade Federal do Paraná

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão acerca da Educação das Relações Étnico-Raciais na Educação de crianças de zero a seis anos de idade, procurando trazer algumas ações e propostas vivenciadas no Projeto de Docência “Em busca de novos paradigmas para a educação: Incorporando práticas para a implementação da Lei Federal 10.639/03 na Educação Infantil”, realizado em uma creche da Rede Municipal de Florianópolis/SC. A partir dessa experiência, enfatizamos alguns aspectos que podem ser aprofundados para propiciar o desenvolvimento de ações que contribuam para a implementação da Lei Federal 10.639/03 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas instituições de educação infantil. Pretendemos, com a exposição de reflexões e possibilidades, incentivar os/as educadores/as a efetivarem um trabalho que contemple a diversidade presente nos diferentes âmbitos de nossa sociedade.

Biografia do Autor

Eduarda Souza Gaudio, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui Pedagogia com Habilitação em Séries Iniciais, Educação Infantil e Supervisão Escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente Cursa o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, na linha Educação em Infância sob orientação da Profa. Dra. Eloisa Acires Candal Rocha.

Thaís Regina de Carvalho, Universidade Federal do Paraná

Possui Pedagogia com Habilitação em Educação Infantil pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente Cursa o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná na linha de Políticas Públicas, sob orientação da Prof. Dr. Paulo Vinícius Baptista.

Downloads

Publicado

2013-08-02

Como Citar

Gaudio, E. S., & Carvalho, T. R. de. (2013). Educação das relações étnico-raciais na educação infantil: uma proposta, múltiplas possibilidades <em>DOI: 10.5965/198472461426201340</em>. PerCursos, 14(26), 40 - 57. Recuperado de https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/198472461426201340