O educador infantil: políticas e formação na contemporaneidade <em>DOI: 10.5965/198472461426201326</em>

Autores

  • Luzia Franco Duarte UNIOESTE
  • Maria Cecília Braz Ribeiro de Souza

Resumo

Considerando as repercussões da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional vigente desde 1996 são apresentadas análises do contexto contemporâneo, no qual a educação infantil figura como um direito social. Esse artigo, de natureza teórica, tem como objetivo apresentar, baseando-se no enfoque da Psicologia Histórico-Cultural, buscando ressaltar a importância da formação de professores para o Curso de Pedagogia. Tratou-se de uma pesquisa documental com enfoque dialético: apóia-se na abordagem histórico-cultural. Pretende-se trazer elementos de entendimento das formulações normativas no quadro da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996), tendo em vista as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) de 2001 com a formação e com a atuação de professoras e professores. Os aspectos teóricos e metodológicos da pesquisa focalizam a importância da formação do professor e fortalecimento de práticas pedagógicas mediadoras da aprendizagem e desenvolvimento das crianças em creches e pré-escolas, no que diz respeito às especificidades para a futura atuação na Educação Infantil.

Biografia do Autor

Luzia Franco Duarte, UNIOESTE

Professora nos Anos iniciais do Ensino Fundamental. Pedagoga pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Membro Grupo de Pesquisa em Gestão Escolar (Gpge). Mestranda em Educação pela UNIOESTE.

Maria Cecília Braz Ribeiro de Souza

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1990), mestrado (2002) em Psicologia e doutorado em Educação (2007) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Membro do Mediar - Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas.

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Publicado

2013-08-02

Como Citar

Duarte, L. F., & Souza, M. C. B. R. de. (2013). O educador infantil: políticas e formação na contemporaneidade <em>DOI: 10.5965/198472461426201326</em>. PerCursos, 14(26), 26 - 39. Recuperado de https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/198472461426201326