Adaptação climática no contexto das cidades brasileiras: reflexões à luz da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724621462020005

Resumo

Partimos aqui da hipótese que os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), podem se configurar como mecanismos importantes para redesenhar a agenda governamental e os modelos de gestão das cidades brasileiras nos próximos anos. Nosso objetivo, com este artigo, é discutir de que forma as cidades brasileiras têm se beneficiado (ou não) da Agenda 2030 e de seus ODS (em especial, 07, 11 e 13) como uma estratégia de promoção de sustentabilidade. A metodologia deste trabalho segue as orientações de uma abordagem de natureza qualitativa, na qual se utilizam das pesquisas bibliográfica e documental como instrumentos de coleta de dados para alcance de seus resultados. Nossos resultados permitem concluir que, no contexto do Brasil, os desafios de efetivação da capacidade urbana às mudanças climáticas alinhadas à Agenda 2030 demandam mais comprometimento de todos os setores da sociedade em virtude das assimetrias urbanas e sociais das cidades. A criação de mecanismos que possibilitem a implementação da Agenda 2030 é imprescindível devido ao histórico de negligência das questões ambientais nas agendas dos governos municipais do país.

Palavras-chave: Brasil. Capacidade adaptativa. Mudanças climáticas. Planejamento urbano. Sustentabilidade

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rylanneive Leonardo Pontes Teixeira , Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutorando em Estudos Urbanos e Regionais pela Univ. Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Zoraide Souza Pessoa , Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutora em Ambiente e Sociedade pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais da Univ. Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Ana Célia Baía Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Mestra em Estudos Urbanos e Regionais pela Univ. Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Eric Mateus Soares Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Mestrando em Estudos Urbanos e Regionais pela Univ. Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

 

Downloads

Publicado

2020-10-19

Como Citar

LEONARDO PONTES TEIXEIRA , Rylanneive; SOUZA PESSOA , Zoraide; BAÍA ARAÚJO, Ana Célia; SOARES DIAS, Eric Mateus. Adaptação climática no contexto das cidades brasileiras: reflexões à luz da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. PerCursos, Florianópolis, v. 21, n. 46, p. 005–024, 2020. DOI: 10.5965/1984724621462020005. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/17678. Acesso em: 28 mar. 2024.