População em perigo: rios urbanos e áreas vulneráveis a inundações – o caso do município de União dos Palmares, Alagoas, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724621462020113

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo mensurar as áreas vulneráveis no município alagoano de União dos Palmares, em decorrência da enchente no ano de 2010, através do diagnóstico ambiental do Rio Mundaú. Na pesquisa foram utilizadas informações bibliográficas sobre as temáticas abordadas, levantamentos de matérias publicadas na imprensa local e nacional sobre essa inundação e, paralelamente, foram coletados dados junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. O levantamento das áreas afetadas foi realizado mediante visitas em campo, nas quais foram realizadas entrevistas para saber até onde as águas atingiram e, com a utilização de GPS, foram coletados os pontos para a confecção do mapa de área afetada pelo transbordamento da água do Rio Mundaú. A ferramenta do mapeamento foi a resposta que os pesquisadores produziram para contribuir com a gestão pública municipal, visto que o planejamento territorial do município está desalinhado em relação ao plano diretor e ao código de postura, sendo que esses documentos não fazem menções sobre áreas ribeirinhas, proibindo, por exemplo, essas áreas de uso e ocupação por qualquer tipo de edificação, seja de moradia ou de comércio.

Palavras-chave: Bacias hidrográficas. Inundações. Administração pública. Mundaú, Rio. União dos Palmares (AL).

Biografia do Autor

José Lidemberg de Sousa Lopes, Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Professor da graduação em Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Cultura da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL.

Leandra Lourenço Domingos, Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL

Graduanda em Geografia pela Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, Campus V – Zumbi dos Palmares.

Downloads

Publicado

2020-10-19 — Atualizado em 2020-11-12

Versões

Como Citar

Lidemberg de Sousa Lopes, J. ., & Lourenço Domingos, L. . (2020). População em perigo: rios urbanos e áreas vulneráveis a inundações – o caso do município de União dos Palmares, Alagoas, Brasil . PerCursos, 21(46), 113 - 135. https://doi.org/10.5965/1984724621462020113 (Original work published 19º de outubro de 2020)