Chamada de textos para dossiê 2026 "As múltiplas “Ásias”: regiões, populações e processos históricos”
Mapa-múndi antigo de Dīwān Lughāt al-Turk. Também conhecido como Compêndio das línguas dos turcos. 1072-74. Bagdá. Mahmud al-Kashgari.
A Revista PerCursos - Faed/Udesc receberá para análise, até 23/11/2025, artigos, resenhas, entrevistas e traduções de artigos inéditos para língua portuguesa relacionadas à temática do dossiê “As múltiplas “Ásias”: regiões, populações e processos históricos”.
O Dossiê tem como proposta reunir trabalhos que têm como tema principal o estudo de processos históricos do continente asiático, em sua diversidade, no período contemporâneo. Tem-se, desse modo, as múltiplas “Ásias”, contemplando diferentes regiões e regionalizações, como o Oriente Médio, Sul e Sudeste Asiático, a Ásia Central, Leste Asiático, dentre outras, que por sua vez, constituem diferentes populações, sociedades e articulações internas e globais.
Nos últimos anos, o campo da História da Ásia tem se ampliado no contexto da academia brasileira, reverberando a necessidade de um aprofundamento desta área para a compreensão do mundo contemporâneo, e da mesma forma, buscando uma história para além da Europa. Estas iniciativas têm como objetivo a crítica ao eurocentrismo, a reflexão acerca de uma história mais integrada – aquilo que em alguns campos tem-se desenvolvido sob a História Global –, a abordagem de uma história transasiática – indo além das fronteiras nacionais e regionais –, as investigações sobre os processos de descolonização – preocupação primordial dos estudos Pós-Coloniais –, bem como a possibilidade de acesso às fontes e leitura de documentos históricos asiáticos, entre outros. As transformações mundiais na virada do século XX para o século XXI também dimensionam os interesses e os avanços dos estudos sobre a Ásia. Por exemplo, no Oriente Médio, destaca-se a reflexão sobre as questões políticas, como o impacto do 11 de setembro e a campanha estadunidense de “guerra ao terror”, bem como a Questão Palestina. Ou ainda, destaca-se o papel central que tem ocupado a China, Índia e Indonésia no mundo, incluindo as dinâmicas do Sul Global, transformando e tensionando ordens globais existentes.
Nesse âmbito, o Dossiê busca agregar pesquisas que articulem diversas áreas do conhecimento, como História, Relações Internacionais, Ciências Políticas, a Geografia, o Planejamento Regional, entre outras, que estejam atentas a diferentes processos históricos, do século XIX ao século XXI, e que proporcionem análises com enfoques políticos, sociais, econômicos e/ou culturais de diferentes regiões e populações destas múltiplas “Ásias”.
O dossiê integrará a edição do ano de 2026 e será organizado pelos professores André da Silva Bueno (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Carolina Ferreira de Figueiredo (Universidade Federal do Espírito Santo), Emiliano Unzer (Universidade Federal do Espírito Santo), e Murilo Sebe Bon Meihy (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
As normas para submissão estão disponíveis na página eletrônica da revista:
https://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/about/submissions