Chamada de textos para dossiê 2026 "Ações Afirmativas na Pós-Graduação: evidências e perspectivas em disputa”
A Revista PerCursos - Faed/Udesc receberá para análise, até 06/10/2025, artigos, resenhas, entrevistas e traduções de artigos inéditos para língua portuguesa relacionadas à temática do dossiê “Ações Afirmativas na Pós-Graduação: evidências e perspectivas em disputa”.
Ao longo das últimas duas décadas observamos avanços expressivos na promulgação de dispositivos legais que, além de fortalecerem as iniciativas já existentes, impulsionaram a criação e implementação de políticas de ações afirmativas na educação superior pública. Para além do ingresso, essas leis têm se voltado para a permanência e conclusão dos cursos de graduação, indicando a necessidade de diferentes arranjos institucionais para a assistência, acompanhamento e o apoio aos estudantes dos grupos contemplados pelas ações afirmativas, uma realidade que vem se expandindo também para a pós-graduação
Considerando que a educação superior é um campo de estudo que necessita de pesquisas atualizadas e contextualizadas em cenários nacionais e internacionais das políticas públicas, este Dossiê busca evidenciar os desdobramentos das políticas afirmativas nas políticas e práticas institucionais que corroboram para o acesso de estudantes pretas/os, pardas/os, quilombolas, indígenas, transexuais, travestis e estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades na pós-graduação stricto sensu em educação.
O impacto inicial, no que tange à identificação das políticas e dos programas de pós-graduação em educação que adotam ações afirmativas para grupos específicos, consiste em contribuir para o mapeamento das ações engendradas pelas IES das diferentes regiões do país, evidenciando a disposição dessas estratégias conforme as demandas requeridas. Ademais, em caráter nacional, os artigos devem expressar estudos que objetivem analisar como e quais universidades públicas têm promovido a inclusão de grupos historicamente excluídos desse nível de ensino, contribuindo para o avanço de pesquisas acadêmico-científicas em políticas afirmativas e diversidade.
Os artigos a serem submetidos devem, preferencialmente, abordar o contexto brasileiro, sendo também aceitos textos que tratem da temática na América Latina, no Sul Global e pesquisas internacionais sobre políticas afirmativas e/ou sobre o acesso e a permanência na pós-graduação.
Com base no exposto, indicamos três linhas para envio de artigos: Políticas e ações afirmativas na Pós-graduação; Trajetórias e características de grupos que ingressam na pós-graduação por meio de Políticas afirmativas; Ingresso e permanência de estudantes na pós-graduação no contexto brasileiro, na américa latina, sul global e internacional.
O dossiê integrará a edição do ano de 2026 e será organizado pelos professores Carina Elisabeth Maciel (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Anderson Teixeira Boanafina (Fundação Oswaldo Cruz-Fiocruz/Ministério da Saúde), Arthane Menezes Figueirêdo (Universidade Federal do Amapá) e Cassiano Caon Amorim (Universidade Federal de Juiz de Fora).
As normas para submissão estão disponíveis na página eletrônica da revista:
https://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/about/submissions