Chamada de textos para dossiê 2025 “Linguagens e metodologias na Educação Geográfica"

2023-11-28

A Revista PerCursos -  Faed/Udesc receberá para análise, até 31/05/2024, artigos, resenhas, entrevistas e traduções de artigos inéditos para língua portuguesa relacionadas à temática do dossiê “Linguagens e metodologias na Educação Geográfica”

A proposição do presente dossiê, articula o debate e a reflexão sobre o amplo universo de linguagens e metodologias no qual o conhecimento geográfico tem sido construído e suas contribuições para a Educação Geográfica. Nas últimas décadas, as linguagens consideradas geográficas foram sendo ampliadas e simultaneamente, surgiram novas fontes de informação e tecnologias que se desenvolveram rapidamente. Assim, somam-se as formas de linguagem já com tradição na Geografia Escolar, como os mapas, croquis, desenhos, gráficos, fotografias, outras formas de comunicação e expressão que nos permitem repensar o papel e as possibilidades das mesmas na Educação Geográfica e seu valor como instrumento de comunicação dos sujeitos com e para o mundo. Nesse cenário, além do reconhecimento da diversidade de linguagens que se entrecruzam na construção do conhecimento geográfico, destacam-se dessemelhantes abordagens teórico-metodológicas que norteiam estudos e pesquisas nos distintos territórios do Brasil e do mundo.

Nessa perspectiva, o dossiê busca evidenciar o uso das formas de linguagem pelas quais o conhecimento geográfico foi e pode ser produzido, as distintas metodologias de ensino e de aprendizagem e a valorização do conhecimento geográfico como promotores de cidadania e de conhecimento para os sujeitos. Deste modo, acolhemos submissões de estudos que contemplem os seguintes temas entre outros: uso de distintas linguagens na Educação Geográfica; raciocínio Geográfico; mídias digitais na Educação Geográfica; metodologias ativas na Educação Geográfica; questões étnico-raciais, de gênero, multiculturalidade, diversidade social na Educação Geográfica;  saberes docentes e a produção do conhecimento da/na Educação Geográfica; fundamentos teórico-metodológicos da Educação Geográfica; conceitos, conteúdos, saberes e práticas na Educação Geográfica;  Educação  Geográfica inclusiva;  Educação Geográfica e saúde.

O dossiê integrará a edição do ano de 2025 e será organizado pelos professores Dra. Rosemy da Silva Nascimento (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC); Dr. Adilson Tadeu Basquerote (Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI); Dr. Sérgio Claudino (Universidade de Lisboa – Ulisboa, Portugal) e Dr. Jörn Seemann (Ball State University, EUA).

 

As normas para submissão estão disponíveis na página eletrônica da revista: 

https://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/about/submissions