Paixões anônimas: Flash Mobs e o tempo intersubjetivo

Autores

  • Sandrine Allain UDESC
  • Sandra Regina Ramalho e Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234608162016051

Palavras-chave:

Landowski , semiótica pós-greimasiana , regimes de interação e de sentido , Flash mobs

Resumo

O presente artigo visa discutir parte da obra antológica, ainda sem tradução para o português, intitulada em francês Passions sans noms, de autoria do semio- ticista Eric Landowski, aproximando suas postulações teóricas das manifestações culturais denominadas Flash Mobs. Al- meja-se, deste modo, delinear a produ- ção dos sentidos destas manifestações à luz dos regimes de interação e de sen- tido, tal como reestruturados pelo autor ao longo de sua produção teórica. Num meio contemporâneo propício, com no- vas tecnologias que facilitaram o surgi- mento dos Flash Mobs, estas manifesta- ções propositalmente súbitas e efêmeras são passíveis de análise sob pressupostos semióticos que abarquem interseções entre regimes de interação programados e acidentais.

 

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Biografia do Autor

Sandrine Allain, UDESC

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS (1986), é Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo (1998), com pós-doutoramento na França, em Semiótica Visual (2002). Pesquisadora e professora da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, atua na Graduação e no Mestrado em Artes Visuais e Design como professora e orientadora. É membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Semióticos e Transdisciplinares do CNPq e, também, é membro da InSEA (International Society of Education through Art), da ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte), da AICA (Association Internationale de Critiques dArt), da ISVS (International Association of Visual Semiotics), do CRICC (Centre de Recherche Images, Cultures et Cognitions) da Université Paris 1- Panthéon-Sorbonne. Pesquisa nas áreas de Semiótica Visual, Ensino de Arte e Teoria e Crítica da Arte. 

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Publicado

2016-10-10

Como Citar

ALLAIN, Sandrine; RAMALHO E OLIVEIRA, Sandra Regina. Paixões anônimas: Flash Mobs e o tempo intersubjetivo. Palíndromo, Florianópolis, v. 8, n. 16, p. 051–064, 2016. DOI: 10.5965/2175234608162016051. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/8311. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

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