REFLEXÕES SOBRE A PESQUISA ACADÊMICA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, VIVÊNCIA E CONHECIMENTO.
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234607132015074Palavras-chave:
pesquisa, vivência, conhecimento , imagem , arteResumo
Propondo uma reflexão sobre a pesquisa acadêmica, seja ela dissertação ou tese, através dos textos “Escrever” de Marguerite Duras, “A revisão da bibliografia em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveis – o retorno” e “Viver a tese é preciso” esses dois últimos, retirados do livro: A bússola do escrever, é possível relacionar esses textos com a tese “A representação da cidade de Florianópolis na visão dos artistas plásticos” da Professora Drª. Sandra Makowiecky. Realizando uma análise com meu projeto de dissertação: através da leitura de imagens, contexto histórico, bagagem do artista e memória.
O artigo possui os objetivos de compreender a importância de realizar uma pesquisa e analisa-la como elemento multiplicador de conhecimento.
Downloads
Referências
ALVES, Alda Judith. “A revisão da bibliografia em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveis – o retorno”. A bússola do escrever, São Paulo, Ed. CORTEZ, 2012.
DURAS, Marguerite. “Escrever”. Trad. De Rubens Figueredo. São Paulo: Ed. Rocco, 1994.
FREITAS, Maria Ester. “Viver a tese é preciso”. A bússola do escrever, São Paulo, Ed. CORTEZ, 2012.
MAKOWIECKY, Sandra. A representação da cidade de Florianópolis, na visão dos ar- tistas plásticos. Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas – DICH- UFSC – Florianópolis, 2003.
MAKOWIECKY, Sandra. Artigo “Orientação: Porque Ele é Ele e Eu Sou Eu”. In: Os Im- preteríveis da Pesquisa: considerações sobre o estado da pesquisa em/sobre artes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Aline Hübner Freitas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade