O INKHOUK: Apontamentos sobre “a luta pela estrutura sobre o estilo"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234606122014041

Palavras-chave:

modernismo , revolução , vanguarda , contrutivismo , suprematismo

Resumo

O Inkhouk foi entre 1920 e 1924 uma das mais significativas manifestações organizacionais dos grupos de vanguarda soviética; o presente artigo pretende refletir sobre o papel do Inkhouk e como integrado num Estado moderno e numa dinâmica revolucionária essa curta experiência institucional demonstrou que não só era possível aos artistas manterem coletivamente uma reflexão crítica e continuada sobre a linguagem inovadora e de rutura que estavam a desenvolver nas suas obras e nos seus métodos como também demonstrou que era possível aferir como a revolução política e a sua dimensão quotidiana transformara radicalmente o significado social e simbólico do trabalho artístico de vanguarda. O Inkhouk foi o momento em que o ativismo modernista se colocou em pausa reflexiva sem nunca se desligar do turbilhão dos acontecimentos.

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Biografia do Autor

Pedro Rodrigues Pousada, University of Coimbra

Pedro Pousada (1970), artista plástico, concluiu o Curso Superior de Artes Plásticas/Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa em 1993.Frequentou em 1995 um estágio de pintura na École Nationale Supérieure des Beaux-Arts de Paris, tendo sido aluno do pintor Vladimir Velicovick. É responsável pela disciplina de Desenho I, leccionando igualmente na Disciplina de Desenho II do MIA e na disciplina de Arte e Cultura moderna da LDM. Vice-Coordenador do curso de Doutoramento em Arte Contemporânea do Colégio das Artes (UC) e docente responsável pelo segundo semestre desse mesmo curso.Em 2002 apresentou a sua dissertação de Mestrado, Jorge Pinheiro: Superação e continuidade na imagem moderna, tendo prestado as respectivas provas na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Defendeu em 2010 a sua dissertação de Doutoramento, A Arquitectura na sua ausência, onde explora o tema do objecto de arte para-arquitectónico. è Investigador do CES (Centro de Estudos Sociais-Laboratório associado,-UC). Expõe a sua obra regularmente tendo realizado exposições individuais e colectivas em Lisboa, Porto, Elvas, Viseu Coimbra e Glasgow.Membro da direcção do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra.

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Publicado

2014-12-06

Como Citar

POUSADA, Pedro Rodrigues. O INKHOUK: Apontamentos sobre “a luta pela estrutura sobre o estilo". Palíndromo, Florianópolis, v. 6, n. 12, p. 41–67, 2014. DOI: 10.5965/2175234606122014041. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/5489. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção aberta