A TEMPORALIDADE MESSIÂNICA DE TRAMA (ANTONIO DIAS, 1977)*
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234605092013227Palavras-chave:
Antonio Dias, Hélio Oiticica, participação do espectador , Walter BenjaminResumo
Trama, de Antonio Dias, é uma coleção de xilogravuras, exposta, aludindo à série The Illustration of Art (1972-77), como um painel semi-retangular que se apresenta em lapso. As estampas expõem estruturas gráficas retomadas às pinturas “diagramadas” realizadas pelo artista entre 1968-71. Em cada estampa há diferentes proposições escritas, formando uma série de “plantas baixas”, propositoras de “monumentos” geométricos – calcados na participatividade da arte ambiental de H. Oiticica, e… impossíveis de serem realizados. Proposições de ação futura ou descrições do espaço experimentado? Ao contrapor materiais históricos do debate artístico brasileiro (fragmentos da geometria desenvolvimentista e da “participação do espectador” da resistência cultural de 1964-69), Trama opera uma aglutinação de tempo histórico, que implica uma nova temporalidade recheada daquele “tempo-de-agora” descrito por W.Benjamin: o tempo aberto para as possibilidades infinitas que promete a revolução social.
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