Hélio Oiticica, Propositor de Práticas: Teoria Crítica sobre o Parangolé, Nova Objetividade e Tropicália

Autores

  • Vaneza Melo
  • Edvana Albuquerque
  • Flávia Pedroso
  • Zimaldo Melo

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234604082012064

Palavras-chave:

teoria crítica , Hélio Oiticica, parangolé, nova objeividade, tropicália , práticas

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo compreender as teorias que nortearam a produção do artista Hélio Oiticica. De acordo com os textos que foram escritos entre 1959 a 1969, Hélio Oiticica foi um dos poucos artistas que teorizou, conceituou, a própria arte. A ideia do artista era fixar questões essenciais no campo da arte. Quanto mais escrevia, mais potencializava sua teoria que irá acompanhar cada obra e invenção. A partir deste estudo, foram levantados pontos teóricos da obra de Hélio Oiticica, notando-se o potencial teórico que foi criado para conceber o que era uma obra de arte. Parangolé, Nova Objetividade e Tropicália foram os textos utilizados para extrair os conceitos filóficos adotados pelo artista. Já do texto de Anne Cauquelin são retirados as possíveis teorias utilizadas por Hélio. São análises do discurso de um artista com a orientação da teoria crítica.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES RAMOS, Hans Magno. Liberdade e Virtude na filosofia moral de Kant. Revista Seara Filosófica. São Paulo, 2010. Disponível em: http://www.ufpel.tche.br/isp/searafilosofica/numero/2/artigo-2.pdf. Acesso em 20/04/2012.

BRAGA, Paula. A trama da terra que treme: multiplicidade em Hélio Oiticica. Site Bienal. Edição Bienal Projetos Especiais. São Paulo: 2007. Disponível em http://www.bienal.org.br/FBSP/pt/ProjetosEspeciais/Projetos/Documents/Paula_Brag a.pdf. Acesso em 01/05/2012.

CAMPBELL, Joseph, As transformações do Mito através do Tempo. São Paulo: Cultrix, 1990.

CAUQUELIN, Anne. Teorias da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

CÍCERO, Antonio. O Parangolé. Revista Kallías. Valencia (ES), 1993. Disponível em http://www2.uol.com.br/antoniocicero/parangole.html. Acesso em 22/04/2012.

D’ANGELO, Martha. Deleuze e o ato de pensar. In: SEMERARO, Giovanni (Coord.). Saber fazer filosofia Pensadores Contemporâneos. Aparecida (SP): Ideias&Letras, 2011.

DEFERRARI, Daniela. Hélio Oiticica veste o seu Parangolé. Blog Eu vou Defferari, e você? Edição de Julho. São Leopoldo (RS): 2011. Disponível em http://www.danieladefferrari.blogspot.com.br/. Acesso em 01/05/2012.

DURANT, Will. A História da Filosofia. São Paulo: Nova Cultural, 1996.

ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural. Nova Objetividade. Site Itaú Cultural.São Paulo: 2010. Disponível em http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=ter mos_texto&cd_verbete=888. Acesso em 01/05/2012.

FARTHING, Stephen. 501 Grandes Artistas. Rio de Janeiro: Sextante, 2009. FÊLIX GUATTARI EM A FILOSOFIA É FUNDAMENTAL À EXISTÊNCIA HUMANA.

Grandes Entrevistas. Paris: TV Francesa, 1989-1990. A entrevista de Fêlix Guattari sobre o livro Mil Platôs foi publicada nas Éditions de L’aube, Paris, 2005. Este conteúdo foi reproduzido no Brasil pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2008. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=Fk_OrkMG5YI . Acessado em 15/04/2012.

GALCERÁN, Monica M. Sobre a problemática dos espaço e da espacialidade nas artes plásticas. Rio de Janeiro: Catedra, 1981.

OITICICA, Hélio. Aspiro ao Grande Labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.

OLIVEIRA, Ana de. Ruídos Pulsativos - Geléia Geral. Site Tropicália. Edição Novembro. São Paulo: 2010. Disponível em. http://tropicalia.com.br/ruidos- pulsativos/geleia-geral/nova-objetividade. Acesso em 30/04/2012.

PAULO RAMOS FALA SOBRE OBRA DE HÉLIO OITICICA. Itaú Cultural Vídeos. São Paulo: Itaú Cultural, 19/04/2010. O engenheiro Paulo Ramos concedeu a entrevista a Felipe Scovino. O engenheiro recorda o primeiro contato com Hélio Oiticica na quadra da escola de samba Mangueira. Este vídeo está disponível em http://www.youtube.com/watch?v=dZ3zSLIMABM&feature=relmfu. Acesso em 29/04/2012.

RIVERA, Tania. Helio Oiticica. A criação e o comum. Revista Viso. Edição nº 7. Rio de Janeiro: julho de 2009. Disponível em http://www.revistaviso.com.br/visArtigo.asp?sArti=50. Acessado em 01/05/2012.

TASSINARI, Alberto, O espaço aberto. São Paulo: Cosacnaify, 2006.

ZANINI, Walter. Arte contemporânea. In: ZANINI, Walter (Org.). História Geral da Arte no Brasil. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 1983. Vol. 2, p. 499-821.

ZÉ CELSO FALA SOBRE OBRA DE HÉLIO OITICICA. Itaú Cultural Vídeos. São Paulo: Itaú Cultural, 19/04/2010. Este vídeo está disponível em http://www.youtube.com/watch?v=aQjprQ-fRHU&feature=relmfu. Acesso em 29/04/2012.

Downloads

Publicado

2013-06-18

Como Citar

MELO, Vaneza; ALBUQUERQUE, Edvana; PEDROSO, Flávia; MELO, Zimaldo. Hélio Oiticica, Propositor de Práticas: Teoria Crítica sobre o Parangolé, Nova Objetividade e Tropicália. Palíndromo, Florianópolis, v. 4, n. 8, 2013. DOI: 10.5965/2175234604082012064. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/3454. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática