Institucionalização da Arte Feminina: estudo de caso entre a última ceia de Leonardo da Vinci e obra de Elvira Freitas Lira
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234617412025e0005Palavras-chave:
Arte , Feminismo, Legitimação, RessignificaçãoResumo
Este artigo aborda as nuances da institucionalização da arte contempo-rânea, a fim de denunciar a perpetuação de uma história da arte unifica-da e branco-patriarcal, assim como demonstrar a descentralização dos meios legitimadores na era da reprodução e informação instantânea, a partir do estudo de caso do episódio de veto do Centro Cultural dos Cor-reios à obra E às vezes quase parece que não estou usando aquela coroa de espinhos, uma releitura de A Última Ceia de Leonardo da Vinci, por Elvira Freitas Lira, que subverte a mítica imagem da cena. Procura tam-bém averiguar, através da pesquisa bibliográfica e iconográfica com a observação profunda em uma leitura própria, os elementos pictóricos, conceituais e suas distinções do belo, a partir da comparação entre a pintura renascentista e contemporânea, que podem ter abalado as estru-turas morais da dita instituição de arte. É possível atestar, com base nos estudos feitos, que os detentores de poder, social e econômico, visam manter-se no topo da pirâmide hierárquica, dispondo da censura àqueles que os denunciam e até mesmo apossando-se de discursos plurais para seu próprio favorecimento. Ademais, depreende-se que a Internet se tor-na um meio legitimador contemporâneo e democrático, provocando as estruturas hierárquicas
Downloads
Referências
APÓS censurar releitura da Última Ceia, Centro Cultural Correios volta atrás e exibirá a obra; entenda. O Globo, Rio de Janeiro, 07 ago. 2024. Disponível em: https://oglobo.globo.com/rio/noticia/2024/08/07/qual-o-problema-que-tem-na-minha-versao-questiona-artista-que-teve-obra-inspirada-na-santa-ceia-vetada-no-centro-cultural-correios.ghtml. Acesso em: 10 nov. 2024.
BASTILLE. Eve & Paradise Lost. South London: Best Laid Plans Record, 2024. Disponível em: https://open.spotify.com/intl-pt/track/0c3VjNgGU2wOidmg71UsdC?si=7ba9927ded9546b3. Acesso em: 24 nov. 2024.
BERGER, John. Modos de ver. Tradução de Hugo Mader. São Paulo: Fósforo, 2022.
BÍBLIA SAGRADA. Tradução da Nova Versão Internacional (NVI). São Paulo: Editora Vida Nova, 2012.
CASTRO, Carol. Os segredos de “A Última Ceia”. Super Interessante, [s.l.], [20–]. Disponível em: https://super.abril.com.br/especiais/os-segredos-de-a-ultima-ceia. Acesso em: 26 nov. 2024.
COSTA, Iris. Artista pernambucana desabafa sobre censura a releitura da Santa Ceia em exposição: 'Vetada por ser uma mulher ou gênero não definido no centro'. G1, Pernambuco, 07 ago. 2024. Disponível em: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2024/08/07/artista-pernambucana-desabafa-sobre-censura-a-releitura-da-santa-ceia-em-exposicao-no-rj-vetada-pelo-fato-de-ser-uma-mulher-ou-um-genero-nao-definido-no-centro.ghtml. Acesso em: 10 nov. 2024.
DANTO, Arthur. O abuso da beleza: a estética e o conceito de arte. Tradução de Pedro Süssekind. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2015.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. São Paulo: Coletivo Periferia, 2003. p. 12.
FLORENCE AND THE MACHINE. Choreomania. Londres: Polydor Records, 2022. Disponível em: https://open.spotify.com/intl-pt/track/7xdHw4C522RbsxHL9KD9L6?si=f764a97065d54091. Acesso em: 28 nov. 2024.
GOMES, Danilo H. Características dos Discípulos de Jesus: As 12 Personalidades. Danilo H. Gomes, [s.l.], [20–]. Disponível em: https://danilohgomes.com/post/os-12-discipulos-de-jesus-e-suas-interessantes-personalidades/. Acesso em: 25 nov. 2024.
GOMPERTZ, Will. Fonte, 1917. In: _________. Isso é arte?: 150 anos de arte arte moderna do impressionismo até hoje. 1ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2013. p. 19-28.
HARRIS, Beth; ZUCKER, Steven. Leonardo and the Last Supper (renewed!). YouTube, 31 mai. 2022. 6min40s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XCg7o4onjxs. Acesso em: 09 out. 2024.
INSTITUTO PIPA. Elvira Freitas Lira. Disponível em: https://www.premiopipa.com/elvira-freitas-lira/. Acesso em: 11 out. 2024.
LIRA, Elvira Freitas. Há mais o menos um mês eu tive a notícia de que meu quadro “E às vezes quase parece que não estou usando aquela coroa de espinhos”, (mais uma das milhares de representações existentes do quadro a última ceia, de Leonardo da Vinci) foi excluído, ou proibido de participar, da exposição na qual ele faria parte, com a justificativa de “preservar a imagem da instituição”. [...]. [s.l.], 27 jul. 2024. Instagram: @elvirafreitaslira. Disponível em: https://www.instagram.com/p/C98bqpouw5h/?igsh=MTZ0b2l4eTQwNm1qdg==. Acesso em: 11 out. 2024.
MAYAYO, Patricia. Historias de mujeres, historias del arte. 1. ed. Espanha: Catedra Ediciones, 2003.
PEDRETTI, Carlo; et. al. A pintura. In: Atlas ilustrado de Leonardo da Vinci: Arte e ciência. Tradução de Cristina García Ríos. Portugal: Girassol Edições, 2005. p. 40-58.
PEQUENO, Marconi. O belo, o sublime e a formação do juízo estético em Kant. Cartema, Paraíba, n. 4, 2015.
PIEPER, Josef. A filosofia e o mundo do trabalho. In: PIEPER, Josef. Que é filosofar? Tradução de Francisco de Ambrosis Pinheiro Machado. São Paulo: Edições Loyola, 2007. p. 7-21.
SOUSA, Richard Perassi Luiz de. A institucionalização do fenômeno artístico. Anpap, Florianópolis, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Victoria Teixeira Andrade, Cristina Susigan

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade